• Página inicial
  • Quem somos
  • Colunistas
    • Cristian Derosa
  • Editora
  • Contato
segunda-feira, junho 16, 2025
  • Login
Instituto Estudos Nacionais
  • Início
  • O instituto
  • Cursos
  • Livraria
  • Apoie o Instituto
  • EN Institute
  • Regina Milites
  • Observatório
  • Serviços
  • Petições On-line
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
  • Início
  • O instituto
  • Cursos
  • Livraria
  • Apoie o Instituto
  • EN Institute
  • Regina Milites
  • Observatório
  • Serviços
  • Petições On-line
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
Instituto Estudos Nacionais
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados

“O Curso Online de Jornalismo veio para tirar as escamas dos nossos olhos”, diz aluno

Alunos da primeira turma dizem que curso os ajudou a ler e compreender melhor as notícias e suas intenções

23/12/2019 - Atualizado em 04/01/2023
em Brasil, Curso de Jornalismo
Tempo de Leitura: 2 mins de leitura
CompartilharCompartilharTweetarEnviarEnviar

“Cristian Derosa mostrou como ler [de verdade] as notícias”, disse o aluno Diógenes Freire, que assistiu às aulas do Curso Online de Jornalismo, em setembro deste ano. Já para o professor Renato Emydio, que é aluno e colaborador do site Estudos Nacionais, o curso é fundamental para entender melhor as verdadeiras intenções do jornalismo contemporâneo. O público do curso é formado por blogueiros, redatores, donos de páginas em redes sociais, além de cidadãos comuns que não querem mais ser enganados pela linguagem das notícias.

O curso foi ministrado em setembro, mas está sendo ofertado novamente para quem perdeu a chance na época. Por isso, as inscrições serão abertas entre o Natal e o Ano Novo e permanecerão durante apenas 24 horas. Para serem informados, os interessados devem acessar um dos grupos de Whatsapp do curso [acesse aqui], onde também haverá conteúdo extra e promoções da Livraria Estudos Nacionais.

Veja mais

Novo e-book traz alerta urgente a católicos distraídos

12/06/2025
FILE  In this file photo taken on Sunday, April  28, 2019, President Vladimir Putin, right, listens to Russian Orthodox Patriarch Kirill, back to a camera, during the Easter service in the Christ the Savior Cathedral in Moscow, Russia. (AP Photo/Alexander Zemlianichenko, File)

As vozes da Rússia entre os católicos: LifeSiteNews e Viganó

11/06/2025

Melhor maneira de servir a Igreja é ser santo, diz Papa Leão XIV

10/06/2025

Desde a estrutura básica de um texto padrão do jornalismo, até o viés característico das notícias contemporâneas, o Curso Online de Jornalismo propõe formar uma nova classe de jornalistas, blogueiros, influenciadores ou escritores que saibam adequar a linguagem aos fatos a partir de critérios próprios, sem precisar serem pautados por outras agendas.

Tiago de Oliveira Silveira disse que o curso o ajudou muito profissionalmente. “Foi importante na minha formação profissional pois passei a dar maior atenção às formas e aos métodos de se escrever textos com maior responsabilidade visando a dar também maior credibilidade aos mesmos”, informou.

O aluno Diógenes Freire, por exemplo, chegou a ter uma matéria sua publicada no site Estudos Nacionais, após um exercício proposto que escolheria a melhor matéria. Para ele, o curso serviu para abrir os olhos à estrutura interna da notícia.

“Em cada análise, iam-se revelando as camadas da informação, assim como as contradições e intencionalidades disfarçadas no forçoso hábito da grande mídia de ‘fingir fazer jornalismo’. O Curso Online de Jornalismo veio para tirar as escamas dos nossos olhos”, disse Freire.

Quem pode ou deve fazer o curso?

O curso pode ser feito tanto por jornalistas profissionais que desejam aperfeiçoar a técnica e relembrar elementos da atividade jornalística, como blogueiros e cidadãos comuns que se cansaram de ser ludibriados pela mídia e suas agendas ideológicas.

Muito mais do que um guia para a escrita de notícias, o Curso Online de Jornalismo propõe ensinar a ler, interpretar e desvendar as intenções que estão impressas na estrutura atual do jornalismo, voltado mais à transformação social do que à informação. Ao mesmo tempo, dá dicas de como as notícias poderiam de fato serem objetivas e verdadeiras.

Entender a estrutura da notícia ajuda a ler muito mais do que sua informação, mas fornece elementos para identificar as premissas impressas na linguagem e o uso de figuras comuns no jornalismo. O crescimento do cenário jornalístico independente, que se opõe à grande mídia, oferece aos novos redatores uma importante oportunidade. Mas ela só pode ser de fato aproveitada se houver a posse do conhecimento mínimo sobre a linguagem que hoje determina as opiniões previamente: a seleção e descrição de fatos, eventos e da realidade concreta por meio da linguagem jornalística, tradicionalmente associada à maior credibilidade social.

O autor

Cristian Derosa é formado em jornalismo, com mestrado em Fundamentos do Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Aluno do Curso Online de Filosofia de Olavo de Carvalho (COF) desde 2009, coordenou e integrou grupos de estudos ligados à geopolítica e opinião pública, no contexto do COF e é um dos fundadores da editora Estudos Nacionais, onde é escritor e diagramador, além de editor de notícias do site.

Depoimentos

“De forma simples, objetiva e muito inteligível, o Cristian Derosa mostrou como ler [de verdade] as notícias. Em cada análise, iam-se revelando as camadas da informação, assim como as contradições e intencionalidades disfarçadas no forçoso hábito da grande mídia de ‘fingir fazer jornalismo’. O Curso Online de Jornalismo veio para tirar as escamas dos nossos olhos”. (Diógenes Freire)

“O Curso Online de Jornalismo foi fundamental para que entender melhor a construção de uma matéria jornalística e de como o jornalismo entende que deve informar o público. O Cristian vai direto ao ponto quando se trata de expor a estrutura de um texto jornalístico, e com profundidade explica o impacto que essa mesma estrutura busca ter no público. Aprendi muito com o curso.” (Renato Emydio)

O curso online de jornalismo ministrado pelo jornalista Cristian Derosa foi importante na minha formação profissional pois passei a dar maior atenção às formas e aos métodos de se escrever textos com maior responsabilidade visando a dar também maior credibilidade aos mesmos. Obrigado, Cristian!” (Tiago de Oliveira Silveira)

Autor

  • Instituto Estudos Nacionais

    Ver todos os posts Instituto Estudos Nacionais
Compartilhar10128Compartilhar1756Tweet6273EnviarCompartilhar
Post Anterior

Como a Agenda 2030 inclui a legalização do aborto

Próximo Post

Pesquisadores apoiados por clínicas de aborto publicam sobre “satisfação” pós-aborto

Posts Relacionados

Defensoria Pública de SP nega participação de pró-vidas em audiência pública sobre resolução do CFM

07/11/2019 - Atualizado em 08/04/2025

A CPMI das Fake News e ONG financiada por Soros e Ford

06/11/2019 - Atualizado em 27/03/2023

Aula 6: Títulos e contextos narrativos do jornalismo declaratório

02/11/2019 - Atualizado em 04/01/2023
Próximo Post
Foto: Freepik.

Pesquisadores apoiados por clínicas de aborto publicam sobre "satisfação" pós-aborto

0 0 votos
Deixe sua avaliação
Notifique-me
Login
Notificar de
guest
guest
0 Comentários
Mais Antigos
Mais Novos Mais Votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Redes sociais

Institucional

  • Quem somos
  • Editora
  • Política de privacidade
  • Termos e condições de uso
  • Contato
  • Quem somos
  • Editora
  • Política de privacidade
  • Termos e condições de uso
  • Contato

© 2023 Estudos Nacionais

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
  • Início
  • O instituto
  • Cursos
  • Livraria
  • Apoie o Instituto
  • EN Institute
  • Regina Milites
  • Observatório
  • Serviços
  • Petições On-line

© 2023 Estudos Nacionais

wpDiscuz