As falsas mensagens de autoridades e celebridades, muitas delas feitas com a ajuda de “inteligência artificial” para criar falsos vídeos, crescem assustadoramente na internet. No Instagram, é possível encontrar esses falsos vídeos com a imagem do Padre Paulo Ricardo e de bispos, pedindo doações dinheiro para uma criança doente. Nesta semana, dois bispos foram vítimas de falsos vídeos.
O golpe aparece também no YouTube, nem sempre para pedir dinheiro, mas para alarmar e disseminar mensagens falsas e sensacionalistas. Algumas delas possuem vídeos com mais de 100 mil visualizações
Uma delas, intitulada Pope Leo XIV Sermons, possui nada menos que 17 mil inscritos. Outra, em português, chamada Mensagem Do Papa XIV, tem mais de 1.100 desavisados. Esta última, traz uma imagem falsa do Papa Leão e cria mensagens “inspiradoras” geradas em voz falsa por “Inteligência Artificial”.
Assim como essas duas, outras centenas de páginas já foram criadas e são criadas e difundidas a cada dia.
Segundo a arquidiocese de Pouso Alegre, o vídeo falso de dom José Luiz Majella mostra o arcebispo “paramentado na cor vermelha, com uma voz que não é a dele, tendo ao fundo, aparentemente, o túmulo dos apóstolos, em Roma”. No vídeo, pede-se dinheiro para o “tratamento de saúde de uma criança hospitalizada, indicada como “Bernardo Santos””.
A arquidiocese diz que “se trata de mensagem fake, produzida pela I.A” e pediu para “desconsiderá-la e não propagar tal mensagem em redes sociais, imprensa, meios de comunicação em geral” e informou “que já estão sendo adotadas as medidas legais cabíveis para solucionar tal problema”.
Valendo-se da ingenuidade de pessoas em busca de novas mensagens do Sumo Pontífice, esses golpistas da inteligência artificial têm se multiplicado pela internet.
Páginas novas são criadas a cada momento e difundem notícias falsas, como a que mencionou a nomeação do cardeal Robert Sarah para representar o Papa em lugares de conflito. A notícia é falsa, mas tem sido difundida com otimismo por católicos conservadores desavisados.