• Página inicial
  • Quem somos
  • Colunistas
    • Cristian Derosa
  • Editora
  • Contato
segunda-feira, junho 16, 2025
  • Login
Instituto Estudos Nacionais
  • Início
  • O instituto
  • Cursos
  • Livraria
  • Apoie o Instituto
  • EN Institute
  • Regina Milites
  • Observatório
  • Serviços
  • Petições On-line
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
  • Início
  • O instituto
  • Cursos
  • Livraria
  • Apoie o Instituto
  • EN Institute
  • Regina Milites
  • Observatório
  • Serviços
  • Petições On-line
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
Instituto Estudos Nacionais
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados

PL da Censura pode devolver Brasil ao período pré-Internet, dizem deputados

Projeto visa dar legalidade a decisões contra a liberdade de expressão e prisões políticas feitas pelo STF

25/04/2023
em DESTAQUE
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
CompartilharCompartilharTweetarEnviarEnviar

O projeto de Lei das Fake News (PL 2630/2020), também chamado de PL da Censura, entrará em discussão nesta terça-feira (25), em votação do regime de urgência, sem ter sido debatido pelas comissões da Câmara dos Deputados. Parlamentares da oposição se articulam para impedir a votação do projeto que classificam como um retorno ao período pré-internet, quando os grandes veículos centralizavam a informação. A diferença é que o atual projeto dá ao governo um papel de fiscalização que jamais existiu em períodos democráticos.

Nesta terça, será votada a urgência nominal, sendo revelados os nomes dos deputados que votarão a favor da censura. O mérito do projeto e o texto final serão votados na semana que vem, até a quinta-feira.

Veja mais

Novo e-book traz alerta urgente a católicos distraídos

12/06/2025
FILE  In this file photo taken on Sunday, April  28, 2019, President Vladimir Putin, right, listens to Russian Orthodox Patriarch Kirill, back to a camera, during the Easter service in the Christ the Savior Cathedral in Moscow, Russia. (AP Photo/Alexander Zemlianichenko, File)

As vozes da Rússia entre os católicos: LifeSiteNews e Viganó

11/06/2025

Melhor maneira de servir a Igreja é ser santo, diz Papa Leão XIV

10/06/2025

Mais de cem deputados federais enviaram ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), um requerimento solicitando a criação de uma comissão especial para analisar o projeto, que é de autoria de Orlando Silva (PCdoB) e terá a relatoria do mesmo. A solicitação é encabeçada pelo deputado Mendonça Filho (União Brasil- PE). Ele defende que seja feita uma discussão mais ampla sobre o projeto.

São necessários 257 votos para o seguimento da polêmica proposta. Nesta terça, a oposição alcançou 161 votos contrários e 100 favoráveis, mas há ainda 252 deputados que não revelaram seus votos até às 16h40 desta terça-feira. O placar pode ser acompanhado diretamente pelo site: https://www.pldacensura.com/.

Riscos à liberdade

Entre os pontos mais polêmicos do projeto estão a criação da chamada “entidade de supervisão”, a cargo do governo, mas sem grandes detalhes expostos no projeto. Outro tópico é a cobrança de direitos autorais por postagens de notícias de veículos de mídia, o que implica em uma nova taxação sobre as plataformas e lucro para os veículos de grandes grupos de comunicação, a chamada mídia tradicional.

O deputado André Fernandes (PL-CE), disse no Twitter nesta terça:

“Não é um projeto para proibir as fake news, mas para criar um conselho indicado pelo governo LULA para definir o que pode ou não ser dito nas redes sociais. E você pode ser preso por isso!”

O PL da censura! Não é um projeto para proibir as fake news, mas para criar um conselho indicado pelo governo LULA para definir o que pode ou não ser dito nas redes sociais. E você pode ser preso por isso!
Saiba como votam os deputados do seu estado: https://t.co/94sensw0ol pic.twitter.com/XlUnUAzWN3

— André Fernandes (@andrefernm) April 25, 2023

Na versão que Orlando Silva enviou aos deputados, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) terá a atribuição de analisar e propor novas diretrizes para regular a liberdade, responsabilização e transparência na internet. O Comitê deverá propor criar uma espécie de “código de conduta” para ser obedecido pelas plataformas.

Para o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), a proposta leva o Brasil de volta aos anos 90, quando a informação era centralizada e não havia participação popular pela internet. Segundo ele, o PL foi protocolado no ano passado, diante da impopularidade das decisões do STF, vistas como censura e ativismo judicial. Neste sentido, o PL visaria conceder legalidade às decisões, vistas por vários juristas como arbitrárias e com legalidade frágil, assim como as prisões efetuadas após o 8 de janeiro, também consideradas prisões políticas por vários juristas.

O deputado Mário Frias (PL-RJ), por sua vez, acredita que as plataformas poderão ir embora do país por causa da taxação e exigência de um tipo de controle que não estão habilitadas a exercer. Uma das consequências da cobrança pelos direitos autorais é a transferência da já tradicional monetização que podem receber usuários ou profissionais de mídia independente que trabalham com informação, para os veículos da mídia tradicional.

Segundo disseram os deputados em uma live transmitida nesta segunda-feira, as propostas que oneram as plataformas poderão ter o efeito de fazer com que as empresas repassem esse valor aos usuários, ampliando medidas como a do selo azul do Twitter e outras funcionalidades pagas das plataformas, o que irá reduzir a participação popular ao impor restrição econômica.

O projeto equipara as plataformas de redes sociais a veículos de comunicação e prevê mais rapidez em retirar preventivamente um conteúdo, mediante denúncia de uma única pessoa. Na prática, a remoção de conteúdo se torna “preventiva” e se aproxima de um tipo de censura prévia, o que é vedado na constituição atualmente.

Para Frias, a proposta confirma o caráter reacionário do governo Lula, que impõe uma ditadura para silenciar as vozes opositoras. A criação de um “ministério da verdade”, por meio da chamada “entidade de supervisão”, cria uma burocracia da informação para o controle da comunicação social, em um sistema de controle estatal que regerá a publicidade das empresas.

As grandes empresas de mídia, como a Globo, “em uma jogada reacionária vão voltar a ter a exclusividade da informação”, disse o deputado. “Vai privilegiar os grupos gigantes, que vão continuar com seus anunciantes”.

“O que a gente chama de view, hoje, o que antes chamávamos de ibope, é visto de minuto a minuto, é publicidade. As redes sociais destruíram o monopólio. Um deputado hoje pode ter 10 milhões de seguidores”, explicou o deputado na transmissão.

Além de toda a censura imposta, o governo terá o poder de gerir o controle de tráfego das empresas, que precisarão prestar contas e expor à administração os seus “segredos de negócio”.

Já o deputado Nikolas Ferreira salientou outra consequência direta caso se aprove este tipo de lei: trata-se da impossibilidade ou inviabilidade de novas candidaturas de direita no país.”

Enquanto os deputados tentam impedir a instalação da censura petista no país, o governo mantém grupos de discussão e chamados de ação para espalhar conteúdos e campanhas contra a oposição.

Lula mantém centenas de grupos de Whats, criados na eleição, para “espalhar conteúdos do governo”

Além disso, as mensagens trazem ataques a Bolsonaro e vêm com apelos para compartilhar em massa.

Estes que desejam aprovar o PL 2630 da censura, mas é para seu bem, pode crer🤡 pic.twitter.com/64G9oGYUMU

— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) April 25, 2023

Autor

  • Cristian Derosa
    Cristian Derosa

    Jornalista e escritor, autor do livro O Sol Negro da Rússia: as raízes ocultistas do eurasianismo, além de outros 5 títulos sobre jornalismo e opinião pública. Editor e fundador do site do Instituto Estudos Nacionais

    Ver todos os posts
Compartilhar10036Compartilhar1756Tweet6273EnviarCompartilhar
Post Anterior

Relatório resume principais pontos da desinformação russa

Próximo Post

Conservadores têm até próxima terça (2) para ganhar votos contra a censura

Posts Relacionados

Mentalidade revolucionária será tema de próximo encontro em Joinville (SC)

10/07/2023
George Soros (OLIVIER HOSLET/Getty Images)

Aberta inscrição para o curso sobre as raízes esotéricas do globalismo e eurasianismo

09/06/2023

Lula, o duguinista

25/05/2023
Próximo Post

Conservadores têm até próxima terça (2) para ganhar votos contra a censura

0 0 votos
Deixe sua avaliação
Notifique-me
Login
Notificar de
guest
guest
0 Comentários
Mais Antigos
Mais Novos Mais Votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Redes sociais

Institucional

  • Quem somos
  • Editora
  • Política de privacidade
  • Termos e condições de uso
  • Contato
  • Quem somos
  • Editora
  • Política de privacidade
  • Termos e condições de uso
  • Contato

© 2023 Estudos Nacionais

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
  • Início
  • O instituto
  • Cursos
  • Livraria
  • Apoie o Instituto
  • EN Institute
  • Regina Milites
  • Observatório
  • Serviços
  • Petições On-line

© 2023 Estudos Nacionais

wpDiscuz