• Página inicial
  • Quem somos
  • Colunistas
    • Cristian Derosa
  • Editora
  • Contato
segunda-feira, junho 16, 2025
  • Login
Instituto Estudos Nacionais
  • Início
  • O instituto
  • Cursos
  • Livraria
  • Apoie o Instituto
  • EN Institute
  • Regina Milites
  • Observatório
  • Serviços
  • Petições On-line
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
  • Início
  • O instituto
  • Cursos
  • Livraria
  • Apoie o Instituto
  • EN Institute
  • Regina Milites
  • Observatório
  • Serviços
  • Petições On-line
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
Instituto Estudos Nacionais
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados

Cerca de 3 milhões rezam o Rosário com Frei Gilson; Qual a origem dessa oração

24/03/2025
em Regina Milites
Tempo de Leitura: 2 mins de leitura
CompartilharCompartilharTweetarEnviarEnviar

Atacado pela esquerda e criticado por jornalistas, o frei Gilson tem reunido em torno de 3 milhões de pessoas, entre católicos e até protestantes, para rezar o Rosário, uma devoção que começou com os monges do deserto e foi aperfeiçoada após uma aparição da Virgem Maria a São Domingos de Gusmão. A oração se tornou popular principalmente no Terço, recomendado por Nossa Senhora de Fátima em 1917. Mas essa prática é bem mais antiga.

A origem do Rosário, que é composto principalmente das orações repetidas do Pai Nosso, Ave Marias e Glória, remonta à recitação dos 150 salmos pelos primeiros monges do deserto no início da Igreja Católica, uma tradição antiquíssima que foi sendo praticada por um número crescente de fiéis desde o início da Idade Média.

Veja mais

Novo e-book traz alerta urgente a católicos distraídos

12/06/2025
FILE  In this file photo taken on Sunday, April  28, 2019, President Vladimir Putin, right, listens to Russian Orthodox Patriarch Kirill, back to a camera, during the Easter service in the Christ the Savior Cathedral in Moscow, Russia. (AP Photo/Alexander Zemlianichenko, File)

As vozes da Rússia entre os católicos: LifeSiteNews e Viganó

11/06/2025

Melhor maneira de servir a Igreja é ser santo, diz Papa Leão XIV

10/06/2025

Os Pai Nossos e Ave Marias são uma redução da recitação original dos 150 salmos, rezados nas horas devidas, chamado de Saltério. Com a cristianização da sociedade, nobres católicos passaram a fazer disso sua prática religiosa, mas que devido suas atribuições, optavam por rezar apenas “um terço” desses salmos, ou seja, apenas 50 salmos. Os demais fiéis, porém, por não saberem ler e não conseguirem decorar os 150 salmos, já optavam por repetir diversas vezes ao dia o Pai Nosso e a Ave Maria, o que foi se transformando numa prática de piedade popular, criando-se o Saltério Mariano.

Remédio contra heresias

No século XII, quando os cátaros se espalhavam pela Europa buscando confundir-se com os católicos, a Igreja se preocupava com a situação de fiéis que eram enredados pela heresia gnóstica daquele tempo, especialmente no sul da França. Os cátaros questionavam a hierarquia eclesiástica, propondo uma estrutura laical e professavam a crença em dois deuses, um do mundo material (que era mau) e um do mundo espiritual (bom).

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores, que após sua morte passou a chamar-se Dominicanos, era um forte opositor dessa heresia que se espalhava pela Europa. No entanto, via muitas dificuldades de pregar contra ela e decidiu pedir a intercessão da Virgem Maria para esta luta. Em uma noite, Maria Santíssima apareceu a São Domingos e lhe recomendou que durante suas pregações contra os hereges rezasse o Saltério Mariano, isto é, a recitação das Ave Marias em contas, como já se fazia na piedade popular.

Naquela época, porém, a própria oração da Ave Maria era um pouco diferente, além do próprio Rosário — que passou a ser chamado assim devido ao fato da rosa ser um símbolo de Nossa Senhora.

Graças ao Rosário, rezado tanto por reis, nobres e santos, quanto pelos fieis, a heresia dos cátaros não prosperou. A partir daí, a oração passou a ser considerada uma arma poderosa pela Igreja, especialmente na França. No século XIX, o Papa Leão XIII disse certa vez: “Graças a esse novo método de oração […], a piedade, a fé e a união começam a retornar [à França]; assim, o projeto e as maquinações dos hereges começaram a desmoronar”.

A Ave-Maria é uma oração que tem origem no Evangelho de São Lucas, a partir da saudação do próprio Anjo Gabriel, acrescida das palavras de Santa Isabel quando da visita da Virgem: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo! (…)  Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1, 28.42). Até o século XVI, a Ave Maria se resumia a isto, sendo acrescido mais tarde a parte final e o nome de Jesus.

Na verdade, a isso se reduzia a Ave-Maria até o séc. XIV. Somente então o nome de Jesus foi acrescentado no final. A segunda metade da oração, tal como a rezamos hoje, surgiu ainda mais tarde. Na época, o próprio Pai-nosso e a doxologia menor (“Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo”) também não faziam parte do Rosário. O pendente (a cruz e as cinco contas extras) também não fazia parte dele, mas apenas as cinco dezenas.

Os mistérios do Rosário foram fixados quando o Papa S. Pio V estabeleceu oficialmente os mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos em 1569.

Autor

  • Cristian Derosa
    Cristian Derosa

    Jornalista e escritor, autor do livro O Sol Negro da Rússia: as raízes ocultistas do eurasianismo, além de outros 5 títulos sobre jornalismo e opinião pública. Editor e fundador do site do Instituto Estudos Nacionais

    Ver todos os posts
Compartilhar10036Compartilhar1756Tweet6273EnviarCompartilhar
Post Anterior

O que é a Dissidência Tradicionalista subproduto esotérico do antiolavismo

Próximo Post

Ordo Caritatis: O remédio de Santo Tomás para a degradação familiar e espiritual

Posts Relacionados

Melhor maneira de servir a Igreja é ser santo, diz Papa Leão XIV

10/06/2025

“Uma arca de salvação, farol que ilumina a escuridão do mundo”, diz Papa sobre a Igreja

09/05/2025

Pietro Parolin, o diplomata

08/05/2025
Próximo Post

Ordo Caritatis: O remédio de Santo Tomás para a degradação familiar e espiritual

5 1 voto
Deixe sua avaliação
Notifique-me
Login
Notificar de
guest
guest
0 Comentários
Mais Antigos
Mais Novos Mais Votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Redes sociais

Institucional

  • Quem somos
  • Editora
  • Política de privacidade
  • Termos e condições de uso
  • Contato
  • Quem somos
  • Editora
  • Política de privacidade
  • Termos e condições de uso
  • Contato

© 2023 Estudos Nacionais

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
  • Início
  • O instituto
  • Cursos
  • Livraria
  • Apoie o Instituto
  • EN Institute
  • Regina Milites
  • Observatório
  • Serviços
  • Petições On-line

© 2023 Estudos Nacionais

wpDiscuz