• Página inicial
  • Quem somos
  • Colunistas
    • Cristian Derosa
  • Editora
  • Contato
segunda-feira, junho 16, 2025
  • Login
Instituto Estudos Nacionais
  • Início
  • O instituto
  • Cursos
  • Livraria
  • Apoie o Instituto
  • EN Institute
  • Regina Milites
  • Observatório
  • Serviços
  • Petições On-line
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
  • Início
  • O instituto
  • Cursos
  • Livraria
  • Apoie o Instituto
  • EN Institute
  • Regina Milites
  • Observatório
  • Serviços
  • Petições On-line
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
Instituto Estudos Nacionais
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados

A verdadeira causa das mudanças climáticas

Enquanto a esquerda ataca hábitos e costumes, conservadores focam em um estranho mecanicismo aleatório do clima

27/05/2024 - Atualizado em 28/06/2024
em Artigos, Regina Milites
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
CompartilharCompartilharTweetarEnviarEnviar

A narrativa oficial das mudanças climáticas é a de que elas são causadas pela ação humana, que vai desde a industrialização e suas emissões de gás carbônico até pequenas ações, hábitos, costumes e até crenças religiosas que têm levado o homem a uma relação predatória com a natureza. Por trás dessa corrente, está tanto o paganismo clássico da ideologia da modernidade, que conclamaram o dogma mecanicista da realidade e deram origem ao globalismo financista, cientificista e transumanista, como também o seu upgrade pós-moderno, que parte da crítica ao mecanicismo e propõe uma visão “mais humana” e sistêmica. Esta última é a ecologia, que se baseia na rebelião contra sua irmã mais velha, a modernidade cientificista. Ambas fazem parte do grande projeto da modernidade, cujo objetivo inicial era sepultar do imaginário a explicação tradicional da Igreja sobre a atuação de Deus no mundo.

O grande erro da maioria dos conservadores atuais é querer jogar a irmã mais velha contra a mais nova. A modernidade cientificista é, por definição, uma etapa inicial do mesmo processo que culmina no culto à natureza, expresso por declarações recentes como a de que as enchentes no Rio Grande do Sul são “a vingança da Mãe Terra contra o estado mais comedor de carne do país”. Mas tal aproveitamento da tragédia para avançar na agenda neopagã não conta com um combate efetivo da parte conservadora, que prefere dizer que as mudanças climáticas são, na verdade, fruto de uma coincidência ou de um movimento cíclico e desconhecido, explicável pela simples ignorância humana a respeito das leis naturais.

Veja mais

Novo e-book traz alerta urgente a católicos distraídos

12/06/2025
FILE  In this file photo taken on Sunday, April  28, 2019, President Vladimir Putin, right, listens to Russian Orthodox Patriarch Kirill, back to a camera, during the Easter service in the Christ the Savior Cathedral in Moscow, Russia. (AP Photo/Alexander Zemlianichenko, File)

As vozes da Rússia entre os católicos: LifeSiteNews e Viganó

11/06/2025

Melhor maneira de servir a Igreja é ser santo, diz Papa Leão XIV

10/06/2025

Esta é efetivamente a agenda “negacionista” dos conservadores, que resgatam a modernidade científica contra a pós-modernidade. Ora, mas este é precisamente o inimigo mais conhecido dos ambientalistas, uma vez que toda a sua ideologia é exatamente um conjunto de argumentos elaborados para derrubar essas mesmas prerrogativas. Mas então por que os conservadores recorrem a essa arma tão inútil? A resposta é complexa, mas pode ser facilmente simplificada numa palavra: medo.

Afinal, qual a dificuldade de se retornar à cosmovisão cristã atacada inicialmente pela modernidade? A dificuldade está na histórica omissão dos conservadores que, no anseio de conciliar-se com a modernidade, incapacitaram-se moralmente para sustentar que as mudanças climáticas são, no fundo, uma resposta do próprio Deus para a imoralidade crescente. Nunca a humanidade viveu um tal grau de imoralidade como agora. Experimente quantificar o número de divorciados vivendo em segunda união, duplas homossexuais, abortos, contracepção e uma enormidade de monstruosidades que a grande maioria das pessoas acostumou-se a ver com naturalidade.

Não seria necessário recorrer a hábitos e costumes de reciclagem de lixo, como fazem os ambientalistas. Bastaria olhar para a destruição dos costumes e as aberrações sexuais que, no último requinte da vanguarda diabólica, já conduziu o mundo moderno aos rituais satânicos públicos, cultos diabólicos muitas vezes expressos em termos eufemisticamente indiferentista. A última etapa da Revolução total está muito bem explícita na atual ideologia russa, que une o gnosticismo guenoniano responsável pela islamização da Europa, com todo o lixo do misticismo neonazista, para seduzir os jovens cansados da abominação pós-moderna. O tradicionalismo das trevas é a alternativa criada pelo demônio para enlaçar conservadores e católicos.

E o que eles estão fazendo em relação a isso? Enquanto satanistas como Dugin seduzem centenas de jovens desorientados pela modernidade em busca de um sentido mais radical para suas vidas, os conservadores oferecem um “deixa disso”, uma resposta sem sal e sem força, repetindo os mesmos erros modernos contra os quais esses jovens estão sendo vacinados. Só que lutarão pelo império gnóstico e não pela Santa Igreja.

Em breve, porém, o “negacionismo do clima” será criminalizado e os conservadores terão novamente que migrar as suas queixas para a censura, defesas da liberdade de expressão etc, pautas bem conhecidas da própria esquerda e que já contam com antídotos bem simples: entre os principais defensores da liberdade de expressão  na internet atualmente estão neonazistas e criminosos da internet, que serão facilmente associados aos demais reclamantes. Tudo isso por culpa do medo. O sucessivo retrocesso como estratégia de combate de narrativas. Uma tática sem dúvidas genial, que está levando a história a um caminho extremamente previsível.

A ideia é a de que, se há elementos racionais, científicos, que expliquem ou refutem as teses ambientalistas, eles são preferíveis antes de se entrar em um argumento religioso. A simples vontade de Deus, expressa tantas e tantas vezes na Biblia, se torna o último recurso. Mas será que depois de conciliar-se com o mundo em grau tão elevado haverá coragem disponível para se recorrer a Deus na última hora?

A grande ilusão da modernidade se expressa na tese da informação e do conhecimento como elemento indispensável para um “avanço” ou evolução da humanidade em direção a uma verdade final. É verdade que o próprio Santo Tomás escreveu a Suma Contra os Gentios dirigindo-se aos pressupostos leigos para convence-los. Mas vejamos a enorme diferença: se é necessário caminhar pelas premissas CORRETAS dos hereges e dos ateus para conduzi-los às conclusões corretas, isso não implica em considerar premissas FALSAS como verdadeiras na esperança de transformar a mentira em verdade tendo a mentira como meio.

Essa ideia do conhecimento, iniciado pelos anticristãos enciclopedistas, conduziu-nos à utopia da “era da informação”, já fracassada pelo imenso vácuo de trevas e ignorância que gerou. Desinformação, mentiras, fake news e um sistema inteiro de mídia montado para enganar são os efeitos desse projeto enciclopedico, cujo último suspiro foi a internet.

Ao contrário do que se pensa, a verdade não se encontra afirmando-se tudo o que possa conduzir, potencialmente, a ela. Isso gera a conclusão que estamos vendo à nossa volta, a de que todos os caminhos levam à verdade igualmente. O que nenhum conservador moderno está disposto a admitir é que a Verdade se alcança muito mais facilmente na negação de si mesmo do que na gostosa entrega aos estímulos, na orgia imaginativa sonhada apenas nos porões dos hereges medievais que a modernidade empoderou e a pós-modernidade encastelou no coração do homem moderno.

Autor

  • Cristian Derosa
    Cristian Derosa

    Jornalista e escritor, autor do livro O Sol Negro da Rússia: as raízes ocultistas do eurasianismo, além de outros 5 títulos sobre jornalismo e opinião pública. Editor e fundador do site do Instituto Estudos Nacionais

    Ver todos os posts
Compartilhar10036Compartilhar1756Tweet6273EnviarCompartilhar
Post Anterior

Padre é denunciado por criticar satanismo e bruxaria

Próximo Post

Em meio à invasão da Ucrânia, Brasil sediará evento pró-Rússia

Posts Relacionados

Novo e-book traz alerta urgente a católicos distraídos

12/06/2025

Melhor maneira de servir a Igreja é ser santo, diz Papa Leão XIV

10/06/2025

Relíquia de São Leão Magno é acrescentada à cruz peitoral de Leão XIV

28/05/2025
Próximo Post

Em meio à invasão da Ucrânia, Brasil sediará evento pró-Rússia

5 1 voto
Deixe sua avaliação
Notifique-me
Login
Notificar de
guest
guest
0 Comentários
Mais Antigos
Mais Novos Mais Votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Redes sociais

Institucional

  • Quem somos
  • Editora
  • Política de privacidade
  • Termos e condições de uso
  • Contato
  • Quem somos
  • Editora
  • Política de privacidade
  • Termos e condições de uso
  • Contato

© 2023 Estudos Nacionais

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
  • Início
  • O instituto
  • Cursos
  • Livraria
  • Apoie o Instituto
  • EN Institute
  • Regina Milites
  • Observatório
  • Serviços
  • Petições On-line

© 2023 Estudos Nacionais

wpDiscuz