Milhares de franceses vão às ruas contra o aborto em Paris

0
Anúncio:

Com o grito “todos pela vida, vida para todos”, milhares de manifestantes ocuparam as ruas de Paris neste domingo (20/01) para protestar contra o aborto e o uso de técnicas de reprodução assistida que produzem abortos.

A Marcha de Paris pela Vida está em sua 13ª edição e é realizada no final de janeiro para coincidir com o aniversário da lei de 1975 que legalizou o aborto no país.

A manifestante pró-vida Serene Perret disse à agência de notícias Associated Press, que quer “dar voz àqueles que não têm por serem impedidos de ter”.

Anúncio:

Em um país que faz cerca de 200 mil abortos por ano, os manifestantes apelaram aos médicos de todo o país que utilizassem a sua objeção de consciência para se negar a fazer abortos ou usar métodos de reprodução desumanas como a reprodução in vitro, que normalmente leva ao descarte de embriões vivos.

A marcha foi também uma resposta à recomendação recente feita pelo mais alto órgão de bioética da França, de que mulheres solteiras e “casais” de lésbicas tivessem acesso à reprodução assistida, o que atualmente só é permitido a casais heterossexuais. Além disso, o protesto centra ataques às iniciativas para legalizar a eutanásia no país.

No mesmo dia, um pequeno protesto pró-aborto foi organizado. Em entrevista à agência AP, Jessica Vandermark, ativista feminista, disse ter ficado surpresa com o número de pessoas que ingressaram na Marcha pela Vida neste ano.

Veja abaixo o vídeo do protesto:

As informações são da Euronews e AP