sexta-feira, maio 20, 2022
Estudos Nacionais
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
  • Página inicial
  • Área Premium
  • Colunistas
    • Cristian Derosa
    • Daniel Souza
    • Dr Eduardo Cabette
    • Josair Bastos
    • Julio Gonzaga
    • Marlon Derosa
    • Pedro G. Müller Kurban
    • Sergio F Campos
    • Victor Bruno
  • Livros
  • Página inicial
  • Área Premium
  • Colunistas
    • Cristian Derosa
    • Daniel Souza
    • Dr Eduardo Cabette
    • Josair Bastos
    • Julio Gonzaga
    • Marlon Derosa
    • Pedro G. Müller Kurban
    • Sergio F Campos
    • Victor Bruno
  • Livros
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
Estudos Nacionais
Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados

A espiral do silêncio

Estudos Nacionais por Estudos Nacionais
10/10/2017 - Atualizado em 31/10/2019
em Sem categoria
0
CompartilharTweetarEnviar

Título: A Espiral do silêncio, opinião pública: nosso tecido social.
Autor:
Elisabeth Noelle-Neumann
Editora: Estudos Nacionais

Onde comprar:
Livraria Pius
Livraria e Editora Danúbio
Vide Editorial
Livraria Realejo (Santos -SP)
Entre outras.

Veja mais

Ivan Ilyn, o filósofo fascista de Putin

O misticismo nazi de Aleksandr Dugin

Italianos pedem indenização coletiva para todos os vacinados acima de 60 anos

Sobre a obra

Até agora o Brasil não contava com uma edição brasileira de A Espiral do Silêncio. Apesar disso, a teoria é citada e mencionada em praticamente todas as publicações acadêmicas ou estudos científicos sobre opinião pública. A referência, quase sempre de edições em espanhol, inglês, ou simplesmente de outros trabalhos que abordaram a teoria, mantém-se indispensável em qualquer trabalho da área. A obra original, porém, de autoria da cientista política alemã Elisabeth Noelle-Neumann, permaneceu ausente do mercado editorial e, portanto, do público leitor brasileiro desde a sua primeira publicação, em 1977.

A pesquisa de Noelle-Neumann, no entanto, jamais deixou de ser atual e ainda hoje, em tempos de politicamente correto, acaba descrevendo nossa conturbada sociedade.

Noelle-Neumann propõe neste importante livro, a teoria da espiral do silêncio, uma abordagem fundamental para a análise da relação entre os meios de comunicação e o controle social. Com base na sua teoria, a autora acertou todas as previsões eleitorais na Alemanha.

Partindo da ideia de que a opinião pública pode ser uma forma de controle, o livro converteu-se em uma referência essencial por sua importante contribuição não somente à necessária e contínua construção de uma história da opinião pública, mas também à compreensão do comportamento dos eleitores e o esclarecimento das relações entre o homem moderno e os meios de comunicação.

Este livro é um texto de leitura obrigatória para os cientistas sociais e para todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais o papel da opinião pública na sociedade contemporânea. Nesta obra, Noelle-Neumann estuda a opinião pública como uma forma de controle social no qual os indivíduos adaptam seu comportamento às atitudes predominantes sobre o que é ou não aceitável.

Sobre a autora

Elisabeth Noelle-Neumann (Berlim, 1916 – Allensbach, 2010) foi reconhecida cientista política alemã. Professora emérita da Universidade de Mainz, teve como contribuição mais famosa o modelo da espiral do silêncio, teoria sobre como a percepção da opinião pública pode influenciar no comportamento do indivíduo.

Estudou filosofia, história, jornalismo e estudos americanos na Universidade Friedrich Wilhem e na Universidade de Königsberg Albertina. Em 1940, doutorou-se na Universidade de Missouri, se especializando em opinião pública.

Durante a década de 1940, trabalhou para o periódico Das Reich e o Frankfurter Zeitung. Em 1947, junto de seu primeiro marido Erich Peter Neumann, fundou a organização de opinião pública Institut für Demoskopie Allensbach.

De 1964 a 1983, permaneceu como docente da universidade Johannes Gutenberg de Maguncia, e até 1991, foi professora convidada da Universidade de Chicago.

Eventos

Outubro de 2017


– Dia 27: Blumenau, SC – De 19h às 22h
Local: Asselvi – Associação Educacional Vale do Itajaí

Informações sobre o evento: o evento será no auditório (sala A04) da FAMEBLU – campus 1, e terá palestra de Cristian Derosa, tradutor e editor do livro. Tratará das questões essenciais do livro e da sua atualidade. Neste sentido, o palestrante tentará demonstrar as teses do livro de importância fundamental, e as implicações ou relações destas mesmas teses com fatos concretos da atualidade. A referência inevitável ao quadro político brasileiro se fará com aguda clareza do conteúdo científico do livro. Adicione o evento em sua agenda do Facebook.

Novembro de 2017


– Dia 04: Curitiba, PR – De 15h às 17h30
Local: R. Mateus Leme, 1 – São Francisco, Curitiba, PR,  auditório do Cenáculo Arquidiocesano do Santíssimo Sacramento.

Informações sobre o evento: o evento será no Auditório do Cenáculo Arquidiocesano (atrás da Igreja da Ordem/Largo da Ordem), e terá palestra de Cristian Derosa, tradutor e editor do livro. A palestra abordará pontos chave da teoria da espiral do silêncio, especialmente dentro do contexto atual.  Adicione o evento em sua agenda do Facebook.


– Dia 07: Florianópolis, SC – 19h30
Local: Livrarias Catarinense – Beiramar Shopping. Rua Bocaiúva, 2468, Florianópolis, SC.

Informações sobre o evento: a obra volta a iluminar um tema bastante inconveniente para o mundo democrático: as influências psicológicas e involuntárias na formação da opinião pública, algo ainda visto com certa ressalva por quem prefere acreditar na segurança do modelo democrático. Cristian Derosa é mestre em Jornalismo pela UFSC, autor do livro A Transformação Social: Como a Mídia de Massa se Tornou uma Máquina de Propaganda. É editor e colunista do site Estudos Nacionais (estudosnacionais.com).
Adicione o evento em sua agenda do facebook.


Editora de Florianópolis lança clássico inédito no Brasil

A Espiral do Silêncio, escrito em 1982 pela cientista política alemã, Elisabeth Noelle-Neumann, finalmente ganhou a sua primeira edição brasileira. Publicado pela editora Estudos Nacionais, em Florianópolis (SC), o livro, cujo subtítulo é Opinião pública: nosso tecido social, tornou-se um clássico a partir do estudo feito sobre as pesquisas eleitorais nas eleições gerais alemãs de 1976. Diante da discrepância entre o que diziam as pesquisas de opinião e o resultado final das eleições, a autora empenhou seu instituto a compreender o que havia acontecido. Sua hipótese inicial, chamada de hipótese da espiral do silêncio, era a da influência de outros fatores na tomada de posição política, como a percepção do clima de opinião e o medo do isolamento social.

Não foi a primeira vez que se buscou explicar as opiniões a partir de fatores psicológicos e sociais, mas a pesquisa de Neumann deve seu ineditismo à longa pesquisa que buscou confirmar os limites da sua hipótese, fazendo entrevistas com milhares de pessoas e aliando a isso uma incrível e abrangente revisão teórica sobre o tema da opinião pública, a recorrência histórica da expressão e os sentidos em que foi utilizada. O objetivo foi localizar, na história das teorias que se debruçaram sobre a opinião pública, qual delas melhor se prestava à realidade que estava sendo observada.

Importância e atualidade do tema

É conhecido o poder que têm as pesquisas de intenção de voto na influência do eleitorado, sugestionando-o para a opção que parece vencedora. Em alguns países, a pesquisa de intenções de voto é proibida após determinada data das eleições. Isso vem justamente da percepção do seu potencial uso para gerar uma falsa imagem da opinião pública, o que fatalmente influenciaria na direção de uma espécie de “aposta no vencedor”.

Mas além da pesquisa eleitoral, há uma série de crenças sociais, estigmas e preconceitos, tabus e comportamentos ditos normais, vigentes como normalidade, que produzem a ameaça virtual do isolamento social. Fugir desses estigmas faz parte da conduta de quem quer sobreviver em sociedade, já que o isolamento, para o homem moderno e democrático, representa uma espécie de “morte social”.

Em tempos de politicamente correto, vemos muitas condutas vistas como aceitáveis, enquanto que a crítica ou mera contestação de um comportamento pode pôr a baixo uma reputação.

Uma das observações interessantes feitas pela autora é a de que os jornalistas, já naquela época, alinhavam-se prioritariamente à esquerda, enquanto o público geral era mais conservador (apoiavam o partido da União Cristã Democrata). Isso foi confirmado com a análise subsequente das opiniões do público e confrontado com matérias jornalísticas que, em linhas gerais, priorizavam o ponto de vista socialdemocrata (Partido Socialdemocrata e Liberal).

Traduzido e apresentado pelo jornalista e pesquisador Cristian Derosa, autor de A transformação social: como a mídia de massa se tornou uma máquina de propaganda, lançado pela mesma editora, A espiral do silêncio volta a iluminar um tema bastante inconveniente para o mundo democrático: as influências psicológicas e involuntárias na formação da opinião pública, algo ainda visto com certa ressalva por quem prefere acreditar na segurança do modelo democrático.

O livro conta ainda com o prefácio de Alexandre Costa, autor do livro Introdução à Nova Ordem Mundial.

A Espiral do Silêncio – Opinião Pública: nosso tecido social, de Elisabeth Noelle-Neumann, pode ser adquirido no site da Livraria Pius, Vide Editorial, Livraria Danúbio, entre outras livrarias pelo Brasil.


Sobre a editora

A Editora Estudos Nacionais iniciou suas atividades em 2016 com o lançamento do livro A Transformação Social, de Cristian Derosa e tem para este ano de 2017 diversos lançamentos em andamento.

Equipe do lançamento de A Espiral do Silêncio

  • Coordenação Executiva: Marlon Derosa
  • Coordenação Editorial: Cristian Derosa
  • Tradução e notas: Cristian Derosa
  • Revisão: Karina de Carvalho Giglio
  • Edição de imagem e vídeo: Henrique Derosa
  • Parceria equipe Ute Körner Literary Agent.

Data de lançamento: setembro de 2017
Tradução, apresentação e notas:  Cristian Derosa
ISBN: 978-85-94261-00-7
Número de páginas: 340
Peso: 580 g
Formato: 16 x 22,7 cm
Prefácio: Alexandre Costa

Se você é uma livraria, distribuidor ou faculdade/universidade e deseja adquirir exemplares do livro A Espiral do Silêncio, entre em contato pelo e-mail  contato@estudosnacionais.com enviando seus dados (CNPJ e endereço completo) e informando a quantidade de livros que deseja adquirir.

Para receber em sua instituição um evento de apresentação e lançamento da obra a Espiral do Silêncio envie um e-mail para contato@estudosnacionais.com.

CompartilharTweetEnviarCompartilhar
Estudos Nacionais

Estudos Nacionais

Posts Relacionados

Stock market or forex trading graph in graphic concept suitable for financial investment or Economic trends business idea and all art work design. Abstract finance background

Queda de 5,12% na economia é prevista pelo mercado financeiro

18/05/2020

A primeira web radio conservadora do Brasil

13/05/2020

A exemplar família de Itamar Halbmann

05/05/2020
Próximo Post

Quando as empresas não querem o feedback do cliente: o fim da era do marketing

Redes sociais

Institucional

  • Quem somos
  • Editora
  • Política de privacidade
  • Termos e condições de uso
  • Contato

© 2021 Estudos Nacionais.

Nenhum resultado
Vizualizar Todos os Resultados
  • Login
  • Página inicial
  • Área Premium
  • Colunistas
    • Cristian Derosa
    • Daniel Souza
    • Dr Eduardo Cabette
    • Josair Bastos
    • Julio Gonzaga
    • Marlon Derosa
    • Pedro G. Müller Kurban
    • Sergio F Campos
    • Victor Bruno
  • Livros

© 2021 Estudos Nacionais.

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login