O parlamentar Jim Banks, do Partido Republicano, teve sua conta brevemente suspensa no Twitter, no último sábado.
A razão da punição é que Banks se referiu à Secretária Assistente do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, Rachel Levine, como sendo um homem, o que de fato não é uma assertiva falsa, visto que Levine nasceu biologicamente com o sexo masculino, mas hoje se identifica como mulher.
Rachel Levine integra a administração do governo Joe Biden e é considerada a primeira trans a ocupar um cargo do alto escalão da Casa Branca.
O comentário de Jim Banks veio depois que ela recebeu o título de primeira mulher oficial quatro estrelas. “O título de primeira oficial quatro estrelas feminino é conquistado por um homem”, escreveu Banks na sua conta de parlamentar.
O twitter então puniu Banks com a suspensão, por propagar “discurso de ódio”.
NEW: Twitter has censored @RepJimBanks for calling HHS' Rachel Levine a man. He will be locked out of his account until he deletes the tweet, "The title of first female four-star officer gets taken by a man." pic.twitter.com/6wdDqJ36kH
— Mary Margaret Olohan (@MaryMargOlohan) October 23, 2021
“A conta mencionada foi temporariamente bloqueada por violar nossa Política de discurso de ódio. O proprietário da conta é obrigado a deletar o Tweet violador antes de recuperar o acesso à sua conta.”
De acordo com as regras do Twitter, tratar um indivíduo transgênero com outro gênero com o qual ele não se identifica constitui discurso de ódio e é passível de punição.
Usando sua conta oficial após ter a outra conta restrita, Jim Banks não voltou atrás, ratificando o que tinha dito:
“Meu tweet foi atestar um fato. A Big Tech não precisa concordar comigo, mas não deveria ser capaz de me cancelar. Se eles me silenciarem, eles vão silenciar você.”
My statement on being censored for tweeting a basic truth and banned from using my official account at @RepJimBanks? https://t.co/N5MBvJKz6g pic.twitter.com/bwQxhRAUOO
— Jim Banks (@Jim_Banks) October 23, 2021