Todas as vacinas estão proibidas de serem aplicadas em gestantes no Estado de Santa Catarina, de acordo com a determinação do governo.
O Governo de Santa Catarina, através da Secretaria da Saúde de Santa Catarina informou, nesta terça-feira (11), que toda a vacinação para covid em gestantes está suspensa no Estado. A medida, em caráter temporário, foi motivada nota da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), após a morte da gestante de 38 anos, de AVC, depois de tomar a vacina da Astra Zeneca. A determinação do governo de SC, no entanto, estende a suspensão da vacinação para todos os produtores de vacinas para Covid.
O superintendente de vigilância de saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, reforçou que a suspensão é por precaução. A vacinação das grávidas começou na semana passada em algumas cidades do estado. Não há o detalhamento de quantas grávidas já foram imunizadas no estado e quais vacinas tomaram.
Após a morte da gestante, que o alerta da nota da Anvisa, muitas gestantes ficaram apreensivas por já terem sido vacinadas. Antes do evento adverso que levou a morte da gestante, autoridades, médicos e obstetras recomendavam a vacina sem qualquer precaução ou ressalva. Os mesmos médicos, agora, apostam em alternativas como a da Pfizer, que utiliza técnica experimental e, junto com a da Astra Zeneca, é considerada por especialistas como uma “terapia gênica”.