Inglaterra: Clientes devem mostrar “App anti-covid” para entrar em pubs

1
Anúncio:

Os clientes de bares ingleses devem entregar seus telefones aos funcionários das pubs para provar que se inscreveram no aplicativo ‘Test and Trace’ quando as cervejarias abrirem na próxima segunda-feira, sob um regulamento rígido para rastrear possíveis infectados pela covid.

A orientação mais recente, segundo matéria do The Telegraph, diz que uma equipe deve fiscalizar as telas dos celulares dos clientes para se certificar de que eles se cadastraram no ‘Test and Trace’ antes de serem atendidos.

Anúncio:

De acordo com as regras, todos os clientes terão que se registrar no Test and Trace, em vez de apenas uma pessoa por grupo.

Os chefes das pubs expressaram preocupações de que as regras representem um fardo adicional para a equipe, à medida que os estabelecimentos tentam se recuperar dos bloqueios pandêmicos. Eles também estão preocupados com o fato de que os funcionários que exigem provas de registro dos clientes possam enfrentar abusos.

Kate Nicholls, diretora-executiva da UK Hospitality, disse: “Isso está sobrecarregando a equipe individual que trabalha nas instalações para verificar os telefones das pessoas e continuamos a trabalhar com o governo para tentar obter uma solução mais pragmática, proporcional e razoável.”

As pubs podem recusar a entrada se os funcionários acreditarem que um cliente forneceu detalhes incorretos, e as pubs que atenderem clientes que não se inscreveram podem ser multadas em 1.000 euros.

Ativistas disseram, nesta quinta-feira, que as regras podem entrar em conflito com a legislação de proteção de dados.

Madeleine Stone, oficial jurídica e política do Big Brother Watch, disse ao The Telegraph: “Exigir que cada pessoa que entra em um café ou pub mostre a tela do telefone e entregue seus dados pessoais, representa um sério risco para a privacidade.”

“As empresas não serão capazes de cumprir este novo ditame draconiano, bem como a lei de proteção de dados, razão pela qual enviamos cartas legais ao Departamento de Saúde e Gabinete do Comissário de Informação questionando se esses requisitos intrusivos são seguros e legais.”

Um porta-voz do governo disse: “O NHS Covid-19 App é uma ferramenta importante em nossa resposta à pandemia e evitou cerca de 600.000 casos de Covid desde o lançamento. Incentivamos o público a baixar e usar o aplicativo para ajudar a detectar casos e prevenir a transmissão.

Muitos ingleses indagam que, além do ataque à privacidade, a medida é discriminatória para pessoas que não possuem aparelhos celulares, como muitos idosos que ainda frequentam as pubs.