Anúncio:

O youtuber e biólogo, Átila Iamarino, vai ministrar uma palestra sobre as variantes do vírus chinês em um evento promovido pela MV Sistemas, empresa cujo dono foi preso em 2020 por fraudar contratos para gerenciamento de serviços de saúde durante a pandemia em Pernambuco. Na folha corrida do empresário Paulo Magnus também constam acusações de associação criminosa e dispensa indevida de licitação para obtenção de contratos na área da saúde com a prefeitura de Natal, no Rio Grande do Norte.

Segundo a Justiça, o presidente do Instituto Humanize – contratado pelas prefeitura do Recife-PE e de Jaboatão dos Guararapes-PE sem licitação – é um provável “laranja” do empresário Paulo Magnus. Um dos contratos [supostamente fraudado] do Instituto Humanize dizia respeito ao gerenciamento do hospital de campanha da Imbiribeira (HPR3), na Zona Sul do Recife. Paulo Magnus foi preso preventivamente em setembro de 2020, mas responde o processo em liberdade.

Anúncio:

Em 2017, interceptações telefônicas feitas pela Justiça do Rio Grande do Norte flagraram um “conluio” entre Paulo Magnus e integrantes do governo de Pernambuco para fraudar a licitação das Organizações Sociais que iriam administrar hospitais do Estado. Na época, Pernambuco era governado por Eduardo Campos (PSB).

Ainda baseado nas investigações de 2017, o Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte (MPF-RN) processou Paulo Magnus por crimes de “associação criminosa” e de “dispensa indevida de licitação” em contratos com a prefeitura de Natal-RN. Segundo a denúncia, o empresário teria utilizado o Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS) como fachada para firmar esses contratos.

O empresário Paulo Magnus denunciado pela Justiça por usar o Instituto Humanize como empresa de fachada para fraudar contratos.

Na mesma denúncia da Justiça do RN, ainda consta uma negociação entre Paulo Magnus e o governo de Pernambuco sobre a administração da UPA Imbiribeira, no Recife. Segundo o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), até 2017, a MV Sistemas havia recebido mais de 105 milhões de reais pela prestação de serviços de tecnologia à UPA da Imbiribeira.

A palestra

O evento da MV Sistemas no qual Iamarino irá palestrar tem como tema: “Semana Mundial da Saúde – 1 ano de pandemia: o que já sabemos e o que devemos esperar para o futuro?”. As palestras tiveram início no dia 06 de abril e irão até o dia 08 de abril. O evento também conta com participação do próprio presidente da MV, Paulo Magnus.

Em dezembro de 2020, Iamarino usou o sua conta oficial no twitter para criticar o investimento em UTIs e respiradores para combater o Covid-19. O biólogo fez o comentário ao publicar o link de uma matéria que acusava o ex-presidente Donald Trump de comprar ventiladores acima do preço.