Anúncio:

As semelhanças com distopias cinematográficas, inspiradas em episódios sombrios da história da humanidade, estão se tornando cada vez mais comuns nesta pandemia. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, que decretou lockdown a partir de suas férias em Cancún, deseja converter cidadãos em soldados para espionar e denunciar outros cidadãos, a exemplo do que ocorria em regimes totalitários como a extinta União Soviética e a Alemanha nazista.

Por meio do comitê central da “rede solidária Somar Floripa” e da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a prefeitura irá treinar cidadãos para, através de redes sociais e WhatsApp, espionar e denunciar pessoas que estejam envolvidas em “atividades-ilegais-e-perigosas-em-relação-à-transmissão-do-Coronavírus”. “O processo será esquematizado protegendo a identidade dos agentes voluntários, que serão identificados com codinomes” , informou o site da prefeitura.

Anúncio:

“Vemos que muitos cidadãos do município se preocupam com o não cumprimento das medidas protetivas e gostariam de denunciar. Essa colaboração voluntária será muito importante para conter as atividades ilegais, quanto mais olhos vigilantes, melhor” – explica Coronel Araújo Gomes, ex-comandante da Polícia Militar e atual secretário de Segurança Pública do município.

“Os participantes serão divididos em turnos e utilizarão ferramentas de busca online para identificar atividades ilegais como festas, aglomerações e a não utilização de máscaras em estabelecimentos. O agente que detectar a infração não fará nenhuma intervenção, mas irá reunir o máximo de informações, como fotos, vídeos e endereços, e encaminhar para a fiscalização da Secretaria de Segurança Pública”, informou o site.

Regimes totalitários utilizaram a técnica de transformar o povo em agentes fiscalizadores do próprio povo, enquanto na democracia se incentivava a fiscalização do próprio governo por cidadãos. O autoritarismo, portanto, visa inverter a lógica e propor ao cidadão que trabalhe para o regime e defenda os interesses do poder estabelecido.