Anúncio:

O Curso Online de Jornalismo abrirá novas inscrições em 2021. Será na primeira semana de fevereiro, ou seja, na próxima segunda-feira (01), e tem o objetivo de formar novos jornalistas para a crescente mídia independente. O curso foi criado pelo jornalista e escritor Cristian Derosa, editor do site Estudos Nacionais e autor de três livros sobre o novo papel do jornalismo na era das redes sociais.

A formação jornalística nunca foi tão necessária em tempos de fake news. Principalmente quando vemos que a desinformação tem lugar nos órgãos da grande mídia, onde tradicionalmente se esperava um cuidado com a informação. A guerra de narrativas vem se utilizando da técnica jornalística para a defesa de agendas de grandes grupos financeiros, que por meio do financiamento da estrutura de fontes do jornalismo, vem definindo o conteúdo da imensa maioria dos grandes jornais. Nada pode ser mais útil do que conhecer a técnica tradicional do jornalismo e a sua razão de ser, para que se possa resgatar a nobreza de uma atividade ligada à busca e o respeito pela verdade.

Anúncio:

O Curso Online de Jornalismo foi pensado para dar aos blogueiros e colunistas da mídia independente uma bagagem técnica que para muitos parece natural e instintiva, mas contém inúmeras “pegadinhas” nas quais o jornalismo independente vem resvalando frequentemente. Isso porque não basta escrever para a bolha dos que entendem a real dimensão do problema. O diferencial estará naqueles redatores, jornalistas ou veículos que souberem se comunicar com eficiência a uma maioria de leitores acostumados à retórica jornalística profissional e às mesmas imagens mentais utilizadas por eles.

As informações sobre inscrições, aulas extras e materiais auxiliares do curso serão disponibilizados no canal do Telegram de Cristian Derosa, onde o escritor costuma postar aulas e palestras em áudio. O canal pode ser acessado aqui.

O professor

O curso é ministrado pelo jornalista e escritor Cristian Derosa, editor do site Estudos Nacionais e autor de três livros sobre o tema. Mestre em Fundamentos do Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, Derosa mantém colunas nos sites EN, BSM, Mídia Sem Máscara e Revista online A Verdade. Seus livros falam sobre a mudança de função do jornalismo, da informação para a transformação social, evento crucial para compreender o que se tornou o jornalismo no contexto das fake news e a sua submissão ao poder global econômico.

Conheça os livros de Cristian Derosa na livraria Estudos Nacionais