Cobertura da ciência no jornalismo é tema de papo entre editores no Instagram

0
Anúncio:

Os irmãos, Cristian e Marlon Derosa, fundadores do site e da editora Estudos Nacionais, participarão de uma transmissão ao vivo nesta quinta-feira (12), às 21h30min, no perfil do jornalista Cristian Derosa no Instagram. A transmissão faz parte do evento Democracia Manipulada, que acontece entre os dias 12 e 16 de novembro, no mesmo horário. O tema será a cobertura da ciência no jornalismo em tempos de emergências globais.

Em um contexto de ampliação do poder das ciências médicas e biológicas sobre a política mundial e consequentemente sobre a vida das pessoas, o jornalismo passa a ter um papel importantíssimo enquanto ecoador de vozes de grupos de interesse, como comunidades científicas ligadas a grupos políticos, a indústria farmacêutica etc. A defesa aberta de determinadas pautas ideológicas por parte do jornalismo sob disfarce de divulgação científica traz a preocupação sobre a necessidade de um novo jornalismo independente do jogo de agendas mundiais.

Anúncio:

O tema da transmissão desta quinta-feira é de especial interesse dos dois editores, já que Marlon Derosa é organizador do livro Precisamos falar sobre aborto, coletânea de artigos sobre o aborto, além de diversos artigos sobre questões científicas e estatísticas tratadas pelos jornais. Já Cristian Derosa, que é mestre em Fundamentos do Jornalismo, é autor de dois livros sobre a influência do jornalismo nos debates públicos, especialmente na ciência.

O evento da Democracia Manipulada contará com outras duas lives especiais até o dia 16. Nesta sexta-feira (13), Cristian Derosa conversa com o escritor e tradutor Elton Mesquita sobre o tema Destruição do imaginário pelo medo. Na segunda (16), como fechamento do evento, o editor conversa com o escritor Flávio Morgenstern, do site Senso Incomum, com o tema: A mentira do fact-checking.

O evento oferece um ebook com técnicas e teorias de manipulação usadas hoje no jornalismo. As lives ocorrem no perfil de Cristian Derosa, no Instagram, às 21h30min.