Cientistas questionam governo sobre protocolos de teste de vacinas contra covid-19

0
Anúncio:

Um grupo formado por médicos e cientistas encaminhou uma carta ao Governo Federal, solicitando dados técnicos sobre cada fase de teste com as vacinas contra covid-19 que serão implementados no Brasil.

Enviada no dia 1 de setembro, a carta foi endereçada ao então assessor da Presidência, Arthur Weintraub, mas passados 22 dias ainda não houve resposta formal do governo.

Anúncio:

Assinada por Paolo Zanotto, doutor em virologia pela Universidade de Oxford e professor da USP, juntamente com o grupo Médicos pela Vida, a carta questiona os “critérios para escolha da plataforma vacinal” e solicita dados de cada fase dos testes já realizados com a vacina.

A atitude demonstra a preocupação da comunidade científica com a implementação de uma vacina em tempo recorde, principalmente após a reação adversa da vacina de Oxford, que fez um voluntário desenvolver a Mielite Transversa, doença que pode levar à paralisia parcial do corpo. O incidente trouxe grande suspeita na opinião pública, que já vê com desconfianças o modo como as emergências sanitárias estão sendo conduzidas, temendo agora uma reação adversa me grande parcela da população.