Novo livro de JK Rowling é acusado de “transfóbico” por apresentar vilão travesti como protagonista

2
Dia Dipasupil/Getty Images
Anúncio:

O último livro de JK Rowling, Troubled Blood – escrito sob o pseudônimo de Robert Galbraith – foi lançado nesta terça-feira e gira em torno de um caso fictício de uma mulher que foi assassinada em 1974 por um homem que tem um fetiche por usar roupas femininas.

A patrulha ideológica, no entanto, correu para problematizar o novo trabalho da autora da série de livros do Harry Potter, acusando-a de “transfóbica”.

Anúncio:

Conforme apurou o jornal inglês The Sun, o personagem Dennis Creed “adora roupas femininas… e se disfarça de mulher para enganar a pessoa que está sequestrando.”

A escolha do personagem, somada ao histórico de Rowling – que afirmou repetidas vezes que o gênero biológico das pessoas prevalece sobre a famigerada “ideologia de gênero” – não agradou a bolha progressista. O Breitbart disse que celebridades e ativistas rapidamente inundaram as mídias sociais para denunciar Rowling como uma “transfóbica” por escrever tal enredo, fazendo com que a hashtag #RIPJKRowling (descanse em paz JK Rowling) se tornasse tendência no Twitter, que precisou adicionar um aviso para notificar o público de que a autora de Harry Potter ainda estava viva.

A atriz e cantora Kira Kosarin escreveu: “RIP JK Rowling, ela não está morta, nós simplesmente não reconhecemos transfóbicos nesta casa.”

Em junho, JK Rowling atraiu uma enxurrada de críticas quando desafiou a “ideologia de gênero” – a ideia segundo a qual as pessoas podem escolher e trocar de gênero quando lhes convém:

“Se o sexo [biológico] não é real, não há atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida das mulheres em todo o mundo é apagada. Conheço e amo as pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos de discutir suas vidas de maneira eficaz. Não é ódio falar a verdade”, escreveu Rowling.

Autora de Harry Potter discorda da ideologia transgênero e é atacada por ativistas na internet