
O Bitesize, um recurso de suporte on-line gratuito do canal BBC para alunos em idade escolar no Reino Unido, publicou um vídeo, em sua conta oficial no twitter, do ex-jogador de basquete John Amaechi, que elabora o conceito “do privilégio branco”, a fim de mostras às crianças e adolescentes que pessoas brancas já nascem em vantagem numa sociedade impregnada de “racismo sistêmico”.
What is white privilege?
We asked @JohnAmaechi, psychologist, best-selling author and former NBA basketball player to explain it for us.
👉 https://t.co/t7LIENTnPn pic.twitter.com/mQrYX6Y0N1
— BBC Bitesize (@bbcbitesize) August 5, 2020
“O que é privilégio branco? Pedimos a @JohnAmaechi, psicólogo, autor de best-sellers e ex-jogador de basquete da NBA, que nos explicasse”, escreveu o Bitesize.
“Estamos envolvidos em uma conversa global sobre raça e racismo”, afirmou Amaechi no vídeo do Bitesize, que promove serviços educacionais a alunos com idades que variam de 5 a 16 anos. “Vocês provavelmente já tiveram discussões em casa, na escola ou no trabalho, e nessas conversas vocês provavelmente já ouviram o termo privilégio branco.”
“Vocês podem até ter ouvido esse termo de uma forma que parecia um insulto ou uma acusação”, continuou o ex-jogador de basquete e psicólogo. “Outros terão dito a você que tudo é apenas uma invenção para fazer os brancos se sentirem mal e nada disso está certo.” E foi além:
“Privilégio é um conceito difícil para algumas pessoas entenderem, porque normalmente, quando falamos de privilégio, imaginamos riquezas imerecidas imediatas e benefícios tangíveis para qualquer um que o possua. Mas o privilégio branco, e de fato todo privilégio, é na verdade mais sobre a ausência de inconveniência, a ausência de um impedimento ou desafio e, como tal, quando você o tem, você realmente não percebe.”
John Amaechi ainda admitiu que há pessoas brancas que trabalham duro e colhem sucesso: “há uma grande chance que uma pessoa branca assistindo isso, que a vida dela de fato já é difícil”, afirmou John. “Todos os dias você tem que superar alguma dificuldade ou desafio apenas para sobreviver, mas você ainda pode ter o privilégio branco. Privilégio branco não significa que você não trabalhou duro ou que não merece o sucesso que teve. Não significa que sua vida não é difícil ou que você nunca sofreu. Significa simplesmente que a cor da sua pele não foi a causa de suas dificuldades ou sofrimento.”
Em maio, a apresentadora multibilionária Oprah Winfrey disse que os EUA é um país de sistema de castas onde o “branco” sai na vantagem.
Recentemente, no podcast “Nice White Parents”, do jornal New York Times, a jornalista Chana Joffe-Walt culpou “os pais brancos de alunos” pela má qualidade do ensino público.