
Para noticiar a morte do irmão mais novo de Donald Trump, o jornal The Washington Post publicou uma máteria em cujo título se lia: “Robert Trump, irmão mais novo do presidente Trump, que entrou com uma ação contra a sobrinha, morre aos 71.”
Robert Trump morreu ontem (15) em um hospital de Nova Iorque, por causa ainda não revelada. Ele tinha proposto uma ação contra a sobrinha Mary Trump, visando barrar a publicação de um livro em que ela conta os aspectos privados da vida de Donald Trump.
A forma como o Washington Post colocou a notícia, sublinhando nas entrelinhas os aspectos negativos da família Trump, causou furor nas redes sociais e logo resgatou uma notícia antiga do Post, que informava sobre a morte do líder do ISIS, Abu Bakr al-Baghdadi.
Washington Post gave a nicer obituary to the leader of ISIS than the brother of President Trump https://t.co/v8N5gyky3p
— Daily Caller (@DailyCaller) August 16, 2020
No título em que noticiou a morte de Abu Bakr al-Baghdadi, no ano passado, o Washington Post escreveu (lado direito da montagem comparativa acima): “Abu Bakr al-Baghdadi, austero estudioso religioso no comando do Estado Islâmico, morre aos 48 anos.”
O senador republicano Ted Cruz criticou a maneira tendenciosa do jornal:
“Este título, em um “obituário” é nada menos que doentio. WaPo deveria ter vergonha de si mesmo. Robert Trump, RIP.”
This headline, on an “obituary” no less, is sick. WaPo should be ashamed of itself.
Robert Trump, RIP. pic.twitter.com/5iG4EmmK9D
— Ted Cruz (@tedcruz) August 16, 2020
O Washington Post pareceu tomar nota da chuva de críticas que vinha recebendo e mudou o título do obituário:
Dunking on WaPo gets results. pic.twitter.com/1McUxJsD7X
— JERRY DUNLEAVY (@JerryDunleavy) August 16, 2020
A nova manchete diz simplesmente: “Robert Trump, irmão mais novo do presidente Trump, morre aos 71 anos” (canto inferior direito da comparação acima).