Bunyavírus já matou sete pessoas e infectou 60 na China; Taiwan teve o primeiro caso em 2019

0
Foto: Bunya virus cause hemorrhagic fever. Virion structure
Anúncio:

Uma nova pandemia vinda da China ameaça o mundo. A doença infecciosa, causada por um vírus transmitido por carrapatos, já matou sete pessoas e infectou outras 60 na China, informou a mídia oficial nesta quarta-feira (05/08), alertando sobre a possibilidade da transmissão entre humanos.

Mais de 37 pessoas na província de Jiangsu, no leste da China, contraíram o vírus SFTS na primeira metade do ano. Mais tarde, descobriu-se que outras 23 pessoas foram infectadas na província de Anhui, leste da China, informou o jornal estatal Global Times.

Anúncio:

O vírus SFTS não é um vírus novo. A China isolou o patógeno do vírus pertencente à categoria Bunyavirus em 2011.

Os virologistas acreditam que a infecção pode ter sido transmitida aos humanos por carrapatos e que a transmissão de humanos para humanos é possível, conforme o estudo. Sheng Jifang, médico do hospital afiliado da Universidade de Zhejiang, disse que a possibilidade de transmissão entre humanos não pode ser excluída; os pacientes podem transmitir o vírus para outras pessoas via sangue ou mucosa.

Atualmente não existem medicamentos antivirais para a doença, mas com tratamento eficiente a taxa de mortalidade pode ser minimizada, segundo o Centro de Controle de Doenças de Taiwan (CDC). O período de incubação do vírus é de 7 a 14 dias, e os sintomas iniciais comuns incluem febre, fadiga, náusea, dor abdominal e diminuição do apetite. Depois, ocorrem hemorragias internas.

*Com informações do Mídia sem Máscara