Ted Cruz acusa democratas de manter bloqueio de escolas e empresas para atingir Trump

0
Foto: Joshua Roberts/ REUTERS
Anúncio:

Neste domingo, (26), o ex-senador republicano Ted Cruz acusou os democratas de tentar  estender deliberadamente o bloqueio de empresas e escolas por conta do coronavírus, para prejudicar Trump politicamente antes das eleições presidenciais.

Os sindicatos de professores alinhados aos democratas permaneceram contra a abertura de escolas. Em Los Angeles, o sindicato dos professores fez exigências abertamente políticas como parte de seu plano de reabertura, incluindo o financiamento da polícia, a taxação dos ricos, a implementação de uma moratória nas escolas, o fornecimento de “Medicare-for-all” e a obtenção de mais recursos federais.

Anúncio:

“Estamos a 100 dias das eleições presidenciais – o único objetivo dos democratas é derrotar Donald Trump”, disse Cruz à CBS News “Face the Nation”, ancorado por Margaret Brennan. “E eles decidiram cinicamente que a melhor maneira de derrotar Donald Trump é fechar todos os negócios na América, fechar todas as escolas nos Estados Unidos”.

Cruz discordou especificamente do plano dos democratas para um novo projeto de assistência ao coronavírus, que o Congresso deverá aprovar esta semana. Brennan observou que os principais republicanos e a Casa Branca também sinalizaram apoio a uma nova rodada de alívio, incluindo cheques de US$ 1.200 e créditos fiscais para empresas. O assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, também sugeriu no domingo que a Casa Branca estenderia a moratória de despejo federal.

Porém, Cruz pediu que eles se concentrassem em uma conta de recuperação mais ampla.

“A política que Nancy Pelosi e os democratas estão adotando acrescenta US$ 600 por semana em dinheiro federal ao desemprego”, afirmou Cruz. “Exceto que o problema é que, para 68% das pessoas que estão recebendo agora, elas estão sendo pagas mais com o desemprego do que com o trabalho.”

Essa foi uma preocupação que alguns republicanos expressaram em março, embora tenha provocado algum ceticismo dos analistas econômicos pedindo um rápido impulso à economia. (“A coisa estranha sobre esse hipotético ‘salário generoso de desemprego desencorajará as pessoas a entrar em setores críticos’ é … elas poderiam apenas aumentar os salários?”, Escreveu Alex Godofsky no Twitter na época. “A Amazon já aumentou os salários. Tudo bem se os salários e preços subirem por um tempo. Tudo bem. “)

No domingo, porém, Cruz disse que o problema se tornou mais do que hipotético.

“E vou lhe dizer, falei com pequenos empresários em todo o estado do Texas que estão tentando reabrir e estão ligando para seus garçons e garçonetes, estão chamando seus garçons e não voltarão”, continuou Cruz. “E, é claro, eles não voltarão porque o governo federal está pagando, em alguns casos, o dobro do dinheiro para ficar em casa”.

Em alternativa, Cruz argumentou a favor de um corte nos impostos sobre as folhas de pagamento e no levantamento de restrições econômicas. Embora Brennan sugerisse que essas iniciativas poderiam vir mais tarde, Cruz disse que é importante considerá-las imediatamente.

“No que devemos nos concentrar, em vez de simplesmente empurrar trilhões para fora da porta, deveríamos aprovar uma conta de recuperação. Agora, o que é uma conta de recuperação? Uma conta de recuperação aumentaria os impostos e as regulamentações que estão afetando as pequenas empresas para que as pessoas possam voltar ao trabalho. Uma conta de recuperação suspenderia o imposto sobre os salários, o que daria um aumento salarial para todos os Estados Unidos que estão trabalhando. Isso realmente leva as pessoas ao trabalho “.

Cruz estava conduzindo a entrevista em sua casa em Houston, onde os EUA ordenaram o fechamento do consulado chinês, alegando que ele estava envolvido em um roubo desenfreado de segredos. O FBI disse que dezenas de pesquisadores ligados a militares chineses mentiram em seus vistos para obter acesso à pesquisa dos EUA em outras instituições.

“Uma das conseqüências mais significativas da política externa dessa pandemia é que as pessoas estão entendendo a ameaça que a China representa”, disse Cruz. “E, em particular, esse vírus se originou por causa do encobrimento deliberado da China comunista. Eles prenderam e silenciaram os heróicos denunciantes chineses que tentaram impedir isso desde o início”.

*Com informações da FoxNews – Tradução livre