Alessandro Vieira pede informações ao WhatsApp sobre bloqueio de contas do PT

2
Anúncio:

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) quer que o WhatsApp envie informações sobre o bloqueio de contas do Partido dos Trabalhadores (PT) no aplicativo. O requerimento solicita que a empresa descreva de que modo foi identificada a conduta irregular e quanto tempo durou a investigação.

Vieira também requereu como eram usadas as contas. Se específico para disparos em massa ou automatizadas e de que forma a plataforma chegou aos nomes dos responsáveis.

Anúncio:

“A operação realizada pelo WhatsApp comprova que a empresa tem, à sua disposição, ferramentas que possibilitam o combate a comportamento inautêntico, disparo em massa ou automatizada em seus serviços e que podem contribuir para um ambiente mais plural e democrático”, considera o senador.

O Requerimento

REQUERIMENTO Nº DE 2020

(Senador Alessandro Vieira – CIDADANIA-SE)

Requer ao WHATSAPP BRASIL

informações detalhadas acerca da ação

que bloqueou 10 contas relacionadas ao

Partido dos Trabalhadores (PT), no dia 25

de junho de 2020, alegando

comportamento abusivo por disparos de

mensagens em massa ou automatizadas.

 

Senhor Presidente,

Requeremos a Vossa Excelência, nos termos regimentais e constitucionais, que seja requisitado junto à empresa WHATSAPP BRASIL as informações abaixo, referentes a ação que bloqueou 10 contas relacionadas ao Partido dos Trabalhadores (PT), no dia 25 de junho de 2020, alegando comportamento abusivo por disparos de mensagens em massa ou automatizadas.

1) Quais as contas identificadas enquanto violadoras dos termos de uso da plataforma?

2) Quais os nomes e os números dos celulares dos responsáveis pelas contas?

3) Qual a data de criação dessas contas?

4) O uso das contas era específico para disparos em massa ou automatizadas? A partir de quando essas contas se comportavam dessa forma?

5) De que modo a plataforma chegou aos nomes/números dos responsáveis pelas contas?

6) Quantas pessoas tiveram acesso aos conteúdos disparados em massa ou automatizada por cada uma dessas 10 contas?

7) Descrever a ação em detalhes contendo, no mínimo:

  1. a) De que modo foi identificada a conduta irregular cometida por cada uma das 10 contas?
  1. b) De que modo foi feito uso de inteligência artificial e recursos humanos para a identificação de comportamento inautêntico decada conta?
  1. c) Quanto tempo durou a investigação do comportamento de cada conta?

8) Há outras contas com o mesmo comportamento? Se sim, quantas contas já foram bloqueadas pelo WhatsApp?

9) Quais as medidas que o WhatsApp vem adotado para evitar ações semelhantes de disparos em massa ou automatizadas?

JUSTIFICATIVA

O WhatsApp, no dia 25 de junho de 2020, bloqueou 10 contas do ‘Zap do PT’ (Partido dos Trabalhadores) da sua plataforma de mensagens alegando comportamento abusivo de disparos em massa ou automatizados.

O Partido alega, a seu lado, que o WhatsApp suspendeu as contas de distribuição de mensagens do partido ‘sem explicações’.

A operação realizada pelo WhatsApp comprova que a empresa têm, à sua disposição, ferramentas que possibilitam o combate a comportamento inautêntico, disparo em massa ou automatizada em seus serviços e que podem contribuir para um ambiente mais plural e democrático.

O requerimento de informação visa jogar luz às características das contas identificadas com condutas abusivas de disparos em massa ou automatizadas, seus administradores, a quantidade de pessoa alcançada e às ferramentas utilizadas pela plataforma na identificação âmbito de seus serviços.

Sala das Sessões

Senador Alessandro Vieira

 

*Com informações do Congresso em Foco