Bolsonaro nomeia Carlos Alberto Decotelli da Silva para ministro da Educação

A escolha do substituto de Abraham Weintraub foi anunciada pelo presidente em sua página de facebook. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União

1
Foto: Gabinete presidencial
Anúncio:

O presidente Jair Bolsonaro nomeou, nesta quinta-feira (25), Carlos Alberto Decotelli da Silva pra ministro da Educação. A escolha foi anunciada em sua página oficial do facebook e publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

No twitter, o presidente informou que: “nformo a nomeação do Professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de Ministro da Educação.

Anúncio:

Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha”.

Decotelli foi presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), órgão de execução de políticas educacionais, entre fevereiro e agosto de 2019, segundo o site do MEC, cuja transição também participou.

Ex-chefe dele no ministério, Ricardo Vélez Rodríguez o definiu como “uma pessoa com sensibilidade social, mas longe da radicalização”, em entrevista à CNN. Vélez o definiu como um profissional liberal na economia e conservador nos costumes. “Ele defende valores conservadores, mas com respeito de pluralismo e a liberdade”, disse.

Carlos Alberto Decotelli é o primeiro homem negro a assumir um cargo de primeiro escalão no governo Bolsonaro, e chega ao cargo dias depois de Weintraub.

A CNN Brasil, Decotelli afirmou que: “Não houve nenhuma demanda, nenhuma fala sobre questão ideológica, até porque eu não tenho nenhuma competência ideológica. A minha formação é na área de gestão e finanças”, afirmou o novo ministro. “Eu sou um gestor de finanças e administração. O presidente falou: aplique a ciência, aplique a integração, para podermos entregar a melhor política pública para a educação no Brasil. Não tenho competência para fazer adequação ideológica”.

*Com informações da CNN Brasil

 

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novidades por e-mail.