Em Londres, projeto quer levantar uma mega mesquita na icônica praça Piccadilly Circus

A tentativa de construir uma "mega mesquita" com capacidade para mil pessoas, em uma das praças mais famosas de Londres, foi recebida com uma série de objeções por parte dos moradores locais, preocupados com a proximidade do edifício com a população gay dos arredores

2
Edifício Trocadero na praça Picadilly Circus (Geograph.Org Image)
Anúncio:

Os planos apresentados ao Conselho da Cidade de Westminster pretendem transformar o edifício Trocadero (em destaque na foto acima), na praça Picadilly Circus, centro cultural de Londres, num novo design, onde os porões e parte do térreo seriam convertidos em uma mesquita com capacidade para mil pessoas.

“A propriedade é de propriedade do desenvolvedor Asif Aziz, nascido em Malaui, e a conversão de parte do edifício icônico está sendo conduzida por sua instituição de caridade registrada, a Fundação Aziz. Entre os curadores da instituição de caridade estão o próprio Sr. Aziz e Talat Malik – curador da mesquita de Wimbledon”, escreveu o Breitbart.

Anúncio:

Apesar do planos em estado avançado, a construção da mesquita tem encontrado resistência da população local. O ex-vereador de Westminster City, JP Floru, disse que:

“Esta não é uma mesquita de pequena escala que atende à demanda local. Há menos de cinco por cento dos muçulmanos vivendo nesta área, que usam pequenas mesquitas locais. A instalação de uma mesquita emblemática com capacidade para 1.000 pessoas, ao lado do antigo distrito gay de Soho, prejudicará a coesão local. A área já está superlotada – imagine adicionar outras 1.000 pessoas depois das orações de sexta-feira – o tráfego rodoviário terá que ser interrompido. Vamos manter o centro de Londres para uso de entretenimento e colocar novos e grandes locais de culto onde houver demanda local para isso.”

O pedido de construção da mesquita argumenta, entretanto, que ela é necessária, pois várias outras já estão cheias a ponto de não mais comportar fiéis.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novidades por e-mail.