De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as pessoas devem ser cuidadosas na escolha das palavras para viver num mundo mais inclusivo.
“O que você diz importa. Ajude a criar um mundo mais igualitário usando linguagem neutra em termos de gênero, se não tiver certeza sobre o sexo de alguém ou se referir a um grupo”, escreveu a organização na sua conta oficial do Twitter.
What you say matters.
Help create a more equal world by using gender-neutral language if you're unsure about someone's gender or are referring to a group. https://t.co/QQRFPY4VRn #GenerationEquality via@UN_Women pic.twitter.com/koxoAZZuxq
— United Nations (@UN) May 18, 2020
A orientação, na forma de uma tabela, sugere o abandono de palavras como “marido” e “esposa” e o uso, nesses lugares, da palavra genérica “cônjuge”.
Propõe, também, que a palavra “salesman” (vendedor) seja substituída por “salesperson”, trocando o “man” (homem) pelo genérico “person” (pessoa), na tentativa de deixar aqueles tradicionais substantivos mais “neutros” em termos de gênero. De igual modo com as palavras “mankind”, “chairman”, “congressman”, “businessman”, “fireman”, excluindo-as todas em razão da referência ao substantivo “man”.