A exemplar família de Itamar Halbmann

0
Anúncio:

“Nada está na política de um país que não esteja primeiro na sua literatura.”. A frase de Hugo von Hofmannsthal já foi inúmeras vezes repetidas por Olavo de Carvalho nas mais diversas oportunidades.

O novo episódio do podcast Direito & Liberdade traz Diogo Fontana, autor da obra “A exemplar família de Itamar Halbmann”, que preenche parcela do espaço vazio deixado na cultura literária brasileira nos últimos 40 anos. O líder da Editora Danúbio é, atualmente, uma das promessas mais expoente da literatura brasileira, concretizada em seu livro de estreia: “A exemplar família de Itamar Halbmann”.

Anúncio:

Sem fazer qualquer juízo de valor sobre seus personagens, Diogo Fontana retrata com absoluta fidelidade a mesquinhez autocentrada de uma família petista de classe média alta. Ironicamente, o enredo tem lugar em Curitiba, cidade berço da operação Lava-jato, marcada também pela existência de uma elite provinciana, pendurada em sinecuras estatais, perfeitamente retratada pelo círculo jurídico onde o protagonista, Itamar Halbmann, exerce a função juiz.

Tudo que gira em torno dos Halbamanns é uma comédia trágica, onde a sinalização virtuosa não passa de fingimento histérico, muito bem retratada com as reações em face do impeachment de Dilma Roussef, ponto alto do livro. Os bastidores da construção da obra “A exemplar família de Itamar Halbmann” está agora no podcast Direito & Liberdade, só apertar o play.