Ideias de um conservador para liberais

1
Anúncio:

O novo episódio do podcast Direito & Liberdade resgata os pilares do pensamento conservador. Com a participação do professor João Guilherme Duda, jurista e economista, a crítica ao liberalismo está localizada no (i) relativismo moral e na (ii) tendência a superestimar as questões econômicas como metas e critérios de análise, colocando-se numa falsa neutralidade sobre elementos fundamentais como a justiça, amor, dignidade humana e outros axiomas materiais da moral judaico-cristã.

Para João Guilherme Duda, o conservadorismo é uma filosofia política legatária dessa mesma teologia, ao passo que o liberalismo nada mais é senão a negação dos valores transcendentais. “O liberalismo é reticente em considerar fatores e finalidades morais que possam dignificar o homem, ocupando-se de aspectos, embora racionais, puramente instrumentais (políticos e econômicos) e, na vertente mais econômica, materialistas.”

Anúncio:

Essa é a crítica conservadora ao liberalismo e ao seu componente político e econômico. Neste momento, em que os adversários do conservadorismo se reagrupam em novas trincheiras, é fundamental ouvir as reflexões sobre o que realmente é o conservadorismo e suas origens. Clica aí e confere: