China inunda Facebook com anúcios que culpam Trump pelo coronavírus

0
Drew Angerer/Getty
Anúncio:

Conforme o Breitbart apurou, a mídia estatal da China tem jorrado, no Facebook e Instagram, anúncios políticos que jogam a culpa do vírus chinês ao presidente americano Donald Trump.

A matéria, originária do jornal inglês The Telegraph, conta que “três agências de notícias oficiais – Xinhua, China Central Television e Global Times – têm como alvo usuários em todo o mundo, promovendo matérias em inglês, chinês e árabe.”

Anúncio:

As propagandas pintam Donald Trump como racista e despreparado e levantam a conspiração de que o vírus chinês se originou nos Estados Unidos.

Os anúncios, entretanto, foram disparados omitindo-se-lhes a clara motivação política, o que permitiu que contornassem as regras do Facebook sobre anúncios desse tipo, circulando com mais liberdade.

O Telegraph entrou em contato com o Facebook a respeito do caso. A rede social afirmou que “foi um erro que os anúncios não foram classificados como políticos e, desde então, corrigiu o problema.”

Alguns dos anúncios diziam, literalmente, que “a China tomou medidas rigorosas e vigorosas e virou a maré contra o coronavírus” ou “a disrupção de Trump para China tem graves consequências.”