Canal CBS News usa foto caótica de hospital italiano e diz que imagem é de Nova Iorque

10
CBS News
Anúncio:

O canal americano admitiu a fake news e disse que “foi um erro de edição. Tomamos medidas imediatas para remover isso de todas as plataformas e programas.”

“Na quarta-feira passada, [o programa] CBS This Morning incluiu um breve clipe mostrando vários pacientes e profissionais médicos em uma sala durante um relatório sobre a crescente ameaça do surto de coronavírus na cidade de Nova York”, informou a Fox News.

Anúncio:

O vídeo e a imagem ilustrativa usada foram, todavia, mostrados dias antes no canal europeu Sky News, que mostrava a situação desoladora de um hospital italiano, localizado em Bergamo, região da Lombardia.

Veja a comparação em que se constata que o vídeo usado na CBS é o mesmo da Itália.

O jornalista John Nolte, do Breitbart, disparou críticas severas à CBS, pontuando que:

“As imagens foram ao ar na quarta-feira passada durante o CBS This Morning, o que felizmente significa que muitas pessoas não viram. Aparentemente, a fraude foi descoberta por jornalistas online. Tweets como este estavam espalhados por toda parte, expondo a tentativa da CBS News de fazer parecer que os hospitais americanos já estavam inundados e sobrecarregados.”

Para Nolte, o coronavírus é uma excelente oportunidade usada pela mídia para tentar explorar a situação contra o presidente Donald Trump, que tentará se reeleger em novembro:

“Não há nada que a grande mídia queira mais do que o coronavírus sobrecarregar nossos hospitais para que eles possam apontar em novembro e gritar: NÃO VOTE NO HOMEM LARANJA!”