O Bosque da Invernada dos Fundos – por Eduardo Gazola

1
Anúncio:

André Ghiggi Caetano da Silva, autor do livro O Bosque da Invernada dos Fundos – publicado em 2019 pela Editora Danúbio, inicia a sua caminhada na vida literária com uma grande obra, digna da atenção dos leitores mais curiosos, exigentes e vorazes –  aqueles que não se satisfazem apenas com obras literárias que muitas das vezes só enfocam romances proibidos, amores não correspondidos, erotismo e traições. Nota-se um vigoroso senso de imaginário do autor no conteúdo do texto criado, além da busca por uma escrita com grande senso estético.

Uma série de mistérios toma conta da serra catarinense. A combinação entre ficção e fatos históricos marca este livro que agora integra a grande literatura brasileira ao materializar o regionalismo presente no planalto catarinense.

Anúncio:

André soube criar uma história com ficção muito rica, aliada a temas e fatos históricos presentes na região do Estado de Santa Catarina onde se transcorre a trama imaginada – fragmento do planalto catarinense delimitado principalmente entre as cidades de Lages e Curitibanos. Detalhes sobre a Guerra do Contestado – importante acontecimento ocorrido durante a primeira metade do século XX naquela região – são apresentados no livro; traços remanescentes da mentalidade e comportamento escravocrata são detalhados em cenas da trama.

Podemos perceber ao ler o livro que o escritor fez uma grande pesquisa linguística, além de ter nascido e se criado na região, para abordar as gírias típicas do planalto catarinense, uma rica mistura da linguagem dos caboclos, ex-escravos, imigrantes italianos, alemães, etc, que existe particularmente naquele pedaço interiorano do Brasil.

A qualidade descritiva das cenas, do ambiente natural dos locais onde se passam os acontecimentos narrados também impressiona a quem lê pela primeira vez. O autor também incorporou ao livro traços da gastronomia regional, da fauna e da flora. Lendas da região do planalto catarinense também são abordadas na ficção desenvolvida, sendo misturadas com elementos místicos e religiosos, retratando a cultura regional do povo habitante daquelas localidades. Falando em elementos religiosos, não escaparam aos olhos do escritor as influências e os efeitos das ideologias dominantes do século XX dentro da vida religiosa popular.

A literatura brasileira se enriquece com o seu primeiro livro publicado. Está feito o registro para sempre da cultura peculiar daquela região do Brasil (gírias, costumes, gastronomia, fauna e flora, crenças e mística, acontecimentos históricos …).

Agora, ficamos na expectativa de seus próximos livros. Que venham muitos!

 

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novidades por e-mail.

 

1
Deixe um comentário

avatar
8000
1 Tópicos de comentários
0 Respostas em tópicos
1 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário mais polêmico
1 Autores dos comentários
Diogo F. Autores de comentários recentes
  Notifique-me  
newest oldest most voted
Notificar de
diogofontana@hotmail.com
Membro
diogofontana@hotmail.com

Sou suspeito pra elogiar, mas o livro é bom mesmo!