Putin planeja continuar no poder após fim do quarto mandato

Após presidente russo propor reformas, primeiro-ministro e seu gabinete renunciam

0
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assiste a parada militar em São Petersburgo 28/07/2019 Sputnik/Aleksey Nikolskyi/Kremlin via REUTERS
Anúncio:

O primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, com todos os membros de seu gabinete, pediram renúncia coletiva ao presidente Vladimir Putin, nesta quarta-feira, dia 15. O pedido foi apresentado após o discurso de Putin sobre o estado da União.

A proposta de Putin sugere uma reforma política para aumentar os poderes do parlamento e do primeiro-ministro. A escolha do primeiro-ministro passaria a ser decidida pelo parlamento, retirando o poder decisório do presidente.

Anúncio:

O atual presidente russo foi eleito pela quarta vez em 2018. Pelas regras atuais, Putin não pode se candidatar novamente na próxima eleição, mas nada o impede de se tornar primeiro-ministro.

Além de aumentar o poder do primeiro-ministro, os planos de Putin sugerem estabelecer limites ao próximo presidente, como por exemplo, limitar sua eleição a dois mandatos, sem estabelecer regras rígidas quanto ao primeiro-ministro.

Ex-agente da KGB, que comanda a Rússia há mais de 20 anos, Putin costuma mantém suas intenções em segredo até o último momento. Alexei Navalny, o principal líder da oposição russa, escreveu que o discurso de Putin sinalizou claramente seu desejo de continuar no comando do País, mesmo após o término de seu mandato.

“O único objetivo de Putin e seu regime é permanecer no comando, mantendo o país inteiro como se fosse propriedade sua, e aproveitando as riquezas russas para ele e seus amigos” disse Navalny.

Mais tarde, o Kremlin anunciou que o chefe do Serviço Fiscal, Mikhail Mishustin, foi nomeado para substituir Medvedev, que foi primeiro-ministro por quase oito anos.

Siga Estudos Nacionais no Twitter e no Facebook 
Leia Também: Reino Unido aprova saída da União Europeia para 31 de Janeiro

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novidades por e-mail.

 

Deixe um comentário

avatar
8000
  Notifique-me  
Notificar de