Bolsa Família: Hoje as famílias começam a receber o 13º

3
Fortaleza-CE, 16 fev 2006 :: FamÌlia beneficiada pelo Bolsa-FamÌlia em Vila Uni¿o, invas¿o prÛxima ao aeroporto da cidade. Eriv¿nia Menezes Santos da Silva e os filhos Junior, Janielle e Nadielle (esq p/ dir). :: foto anderson schneider ::
Anúncio:

Hoje (09) os beneficiários do Bolsa Família receberão, pela primeira vez desde a implantação do programa em 2003, o 13º salário. Serão dois pagamentos. Um é referente ao recebimento formal e o segundo, o 13º, benefício cedido pelo atual presidente, Jair Messias Bolsonaro.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o pagamento somente foi possível pelo aumento de R$2,58 bilhões no orçamento do governo, devido a gestão responsável e transparente.

Anúncio:

MUDANÇAS PARA 2020

A partir de 2020, o programa passará por uma reforma. A proposta está em análise na equipe econômica para definição do volume de recursos adicionais segundo informações do Estadão. A ideia é dividir o programa em três partes:

  • benefício cidadania, dado às famílias de baixa renda;
  • benefício primeira infância, para crianças de até 3 anos e
  • benefício a crianças e jovens, contemplando jovens de até 21 anos.

MERITOCRACIA

O governo estuda implementar uma regra de “meritocracia” por desemprenho escolar para a distribuição de renda para famílias pobres.

De acordo com a revista Exame, a ideia é conceder um percentual a mais no benefício para estudantes que concluírem o 3º, 6º, 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, tiverem sucesso em olimpíadas de conhecimento e se destacarem no esporte.