Instagram volta a ocultar número de curtidas dos perfis no Brasil

0

A ocultação de quantidade de curtidas de postagens no Instagram foi testada no Canadá, Brasil e outros países. Os números comprovam que a iniciativa reduz o engajamento de grandes perfis. Análises de cenário e números levantados sugerem que as reais motivações sejam censurar e inibir o crescimento da direita no Brasil e no mundo.

As previsões feitas em julho desde ano, quando a rede social de Mark Zuckerberg anunciou a novidade para o Brasil, parecem confirmadas pelos números após mais de três meses da ocultação da informação.

Fato curioso é que nos últimos dias diversos usuários constataram, no Brasil, que conseguiam ver a quantidade de curtidas. Mas no dia 14/11, usuários receberam o mesmo aviso que viram em julho, informando que a rede social irá ocultar a contagem de curtidas das postagens no feed.

Segundo artigo do site CanalTech, o nível de engajamento caiu 11% em número de curtidas e 13% em número de comentários após a mudança feita em julho. Mas quem é beneficiado ou prejudicado?

Para complementar a análise de cenário, calculamos a média de três postagens aleatórias (uma de menos de 2 dias, e duas publicadas entre 3 e 30 dias), em seis perfis de personalidades de direita e seis esquerda.

Esses números já sofrem a influência da ocultação do número de curtidas, pois são dados após a mudança feita pela rede social. Mesmo assim, verifica-se que as personalidades de direita têm mais do que o dobro da média de curtidas que personalidades da esquerda, que foram selecionadas, aleatoriamente.

A postura da rede social pode ter como finalidade favorecer espirais do silêncio em temas politicamente corretos, que sabidamente Mark Zuckerberg apoia. Essas pautas vêm sendo desafiadas pelos perfis da rede social que têm o maior engajamento e são de direita. A esperança parece ser frear o crescimento conservador que desafia o domínio progressista.

Perfil InstagramMédia de curtidas

Direita

bolsonarospPolítico72,5 mil
anacampagnoloPolítico15,2 mil
damaresalvesoficial1Político41,4 mil
jairmessiasbolsonaroPolítico376 mil
ipbragancabrqPolítico16,7 mil
allasantosbrJornalista16,8 mil
Média29,1 mil

Esquerda

fernandohaddadoficialPolítico64,7 mil
Guilhermeboulos.oficialPolítico13,8 mil
davidmirandarioPolítico13,7 mil
taliriapetronePolítico4,8 mil
gduvivierHumorista10,5 mil
glenn.11.greenwaldJornalista39,2 mil
13,75 mil

Nota: se excluído perfil de Jair Bolsonaro, a média ainda fica mais de 20% acima, mantendo vantagem de maior engajamento social para a direita. 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of