Grêmio do IFSP constrange alunos que não assinaram abaixo-assinado contra Future-se

14
Imagem enviada por aluno do IFSP. Sigilo de fonte preservado.

Um aluno do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) fez uma denúncia contra o Grêmio Livre Estudantil Charlie Chaplin , que segundo informou, no dia 5/11, assediou e constrangeu publicamente alunos que se recusaram a assinar uma petição contra o programa Future-se, do Governo Federal.

Segundo a fonte, que pediu para não ser identificado por temer retaliações, “os alunos que não assinaram tiveram seu nome divulgado em voz alta para a sala, causando desconforto e constrangimento para os alunos que não concordaram com a petição.”

Esse é mais um episódio que demonstra o estágio de predomínio ideológico escolar em que vive o Brasil, que sob o véu de defesa da democracia, faz campanha política e persegue estudantes que não concordam com as pautas dos movimentos que tomaram posições de mobilização e organização estudantil.

O abaixo-assinado se dirige ao Conselho Superior e à Reitoria do IFSP, pedindo a rejeição a adesão ao Programa FUTURE-SE. O Grêmio alega, no documento, que se trata do “maior ataque ao ensino superior público desde a ditadura militar, ameaçando liquidar a autonomia das instituições, o financiamento público, a gratuidade e a carreira de seus trabalhadores”.

14
Deixe um comentário

avatar
10 Comment threads
4 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
11 Comment authors
Lilian SanchesCaio S. DuarteLuanDemocraciaRenata Recent comment authors
  Subscribe  
Notify of
David Quinelato
Visitante
David Quinelato

Só mais um detalhe: os alunos que estudam e usufruem da rede federal de ensino, de forma alguma deveriam aceitar o “Future-se”. Isso chega a configurar uma forma de traição.

Calvin
Visitante
Calvin

O programa future-se precisa de uma mudança em pequenos pontos, mas no todo, é muito bom. Uma pena que a cegueira ideológica esteja presente entre os alunos.

Renata
Visitante
Renata

Respeitar a opinião do próximo acima de tudo!

Democracia
Visitante
Democracia

quem aceita o future-se não é digno de estudar nós IFES!!
aqui não vai passar!
Se não quer assinar, não assina, mas tbm não causa

Lilian Sanches
Visitante
Lilian Sanches

Aprenda a escrever antes de opinar sobre educação.

Caio S. Duarte
Visitante
Caio S. Duarte

Eu fico perplexo com os comentários desse povo aqui, faz parecer que nem sequer pertencem a Universidade alguma, dada a falta de educação e compreensão de texto sobre o próprio Future-se, que privatiza o investimento nas Universidades Públicas e não o seu acesso, mas povo manipulado tem medo que qualquer coisa que tenha nome de privatização, me fez lembrar o caso onde todos os partidos de esquerda foram contra o saneamento básico que vai trazer água potável pra mais de 6 mil famílias carentes só porque veio de uma empresa privada, é pra ter muita vergonha do coeficiente cerebral dessa… Read more »