Vestibular da UFSC tem livro de poesias sobre dedo no ânus e crucifixos no útero

23
Imagem: trecho da capa do livro.

Vestibular de 2020 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) traz como leitura recomendada a obra de Angélica Freitas intitulada “Um útero é do tamanho de um punho”, da editora Cia das Letras. Uma das poesias da obra fala que no útero “cabem bancos hóstias crucifixos” (sic), dedos introduzidos no ânus e outras obscenidades como mostram imagens a seguir.

O programa de disciplinas da UFSC explica, após a sugestão da leitura, o “por que ler a obra“. Para a UFSC o vestibulando deve ler a referida obra porque ela é uma coletânea de Angélica Freitas, autora de “contornos feministas”, empregado em um lirismo que “contrapõe questões de gênero fortemente delineadas por uma cultura patriarcal”. E ainda, o vestibulando deve ler a obra porque seus poemas “estimula[m] o leitor a repensar estereótipos de beleza, comportamento e identidade naturalizados como regra em nossa sociedade”.

O programa de disciplinas da UFSC com os trechos destacados acima pode ser lido clicando aqui, no site da universidade.

Resenhas da obra destacam como a obra visa problematizar o feminismo trazendo temas como aborto, homossexualidade, opressão estético-corporal, estabelecimento de padrões sexuais, entre outras questões (confira uma resenha feita em um trabalho da UFRJ). Em outro trabalho acadêmico que analisou o artigo, elaborado no âmbito do programa de pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, são reproduzidos e analisados trechos da obra. Assim, o trabalho confirma a veracidade do poema apresentado nas imagens a seguir, amplamente divulgadas na internet. Trata-se do poema da página 61 do livro.

Confira algumas imagens do livro recomendado pela universidade aos vestibulandos:

 

23
Deixe um comentário

avatar
15 Comment threads
8 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
17 Comment authors
ThéoAlmanakut BrasilFumante AsmáticoLEILAEduardo Fernandes Recent comment authors
  Subscribe  
Notify of
MARIA TEREZA
Visitante
MARIA TEREZA

Não sou militante feminista, mas obrigada pela dica, Marlon. Gostei dos trechos postados em foto, vou buscar o livro para ler.

Eduardo Fernandes
Visitante
Eduardo Fernandes

Você estudou tanto pra escrever isso? Quanto te pagam? Esse pequeno livro não coube na tua cabeça ou você ficou com preguiça de entender? Olha, suas palavras são um desserviço para a sociedade!

Fumante Asmático
Visitante
Fumante Asmático

Se o livro é tão lindo e maravilhoso por que se ofendem tanto quando o expõem para fora da bolha universitária porca de vocês? Patético.

Théo
Visitante
Théo

Talvez porque o expõem sem contexto ou interpretação com o objetivo único de desmoralizar um texto perfeitamente válido e muito bem escrito pra proteger os próprios valores falhos? Essa autora com certeza levará ela mesma o livro pra fora da bolha universitária, ser popular é tbm trabalho do livro, mas ela irá expor o real tema dos poemas, não reduzi-lo de maneira ignorante a putaria.

LEILA
Visitante
LEILA

E o nosso ensino “superior” indo cada vez mais para a sarjeta…
Gostaria de saber, o que esses temas contribuem para o crescimento e sucesso de futuros profissionais?

Fumante Asmático
Visitante
Fumante Asmático

Nenhuma opinião necessária… Só mostrar o que tá no livro e a esquerda universitária começa a dar voadoras anais. Contra fatos, meu amigo… Vc já sabe. Excelente.

Almanakut Brasil
Visitante
Almanakut Brasil

UNE, segue Lula e torra dinheiro público com uísque, cerveja, vodka, vinho e despesas domésticas de dirigentes – (JCO – 09/10/2019)

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/16740/une-segue-lula-e-torra-dinheiro-publico-com-uisque-cerveja-vodka-vinho-e-despesas-domesticas-de-dirigentes