Vestibular da UFSC tem livro de poesias sobre dedo no ânus e crucifixos no útero

23
Imagem: trecho da capa do livro.
Anúncio:

Vestibular de 2020 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) traz como leitura recomendada a obra de Angélica Freitas intitulada “Um útero é do tamanho de um punho”, da editora Cia das Letras. Uma das poesias da obra fala que no útero “cabem bancos hóstias crucifixos” (sic), dedos introduzidos no ânus e outras obscenidades como mostram imagens a seguir.

O programa de disciplinas da UFSC explica, após a sugestão da leitura, o “por que ler a obra“. Para a UFSC o vestibulando deve ler a referida obra porque ela é uma coletânea de Angélica Freitas, autora de “contornos feministas”, empregado em um lirismo que “contrapõe questões de gênero fortemente delineadas por uma cultura patriarcal”. E ainda, o vestibulando deve ler a obra porque seus poemas “estimula[m] o leitor a repensar estereótipos de beleza, comportamento e identidade naturalizados como regra em nossa sociedade”.

Anúncio:

O programa de disciplinas da UFSC com os trechos destacados acima pode ser lido clicando aqui, no site da universidade.

Resenhas da obra destacam como a obra visa problematizar o feminismo trazendo temas como aborto, homossexualidade, opressão estético-corporal, estabelecimento de padrões sexuais, entre outras questões (confira uma resenha feita em um trabalho da UFRJ). Em outro trabalho acadêmico que analisou o artigo, elaborado no âmbito do programa de pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, são reproduzidos e analisados trechos da obra. Assim, o trabalho confirma a veracidade do poema apresentado nas imagens a seguir, amplamente divulgadas na internet. Trata-se do poema da página 61 do livro.

Confira algumas imagens do livro recomendado pela universidade aos vestibulandos: