Climatologista faz alerta sobre Greta Thunberg aos pais de crianças e adolescentes

23
Ricardo Augusto Felicio, professor doutor da USP (Ricardo Matsukawa/Terra/Reprodução)
Anúncio:

Em carta aberta a pais e estudantes brasileiros, o professor e climatologista da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Augusto Felicio, criticou a postura de parte da imprensa e comunidade científica em relação aos alarmes da adolescente ativista, de 16 anos, Greta Thunberg. No texto, feito a partir da sugestão do site Conexão Política, o climatologista expõe erros e mentiras de ideólogos internacionais sobre o clima, que, segundo ele, optaram por alarmar o mundo ao invés de informar.

Para o climatologista, a exploração da imagem da ativista adolescente reflete um risco para a educação moderna, que vem sendo usada por ideólogos que fazem a cabeça de estudantes para usá-los em suas utopias. Por isso, ele dedica a carta aos “pais que realmente se importam com seus filhos”. Em sua crítica, Felicio alerta que os sonhos de Greta não são os mesmos que os dos brasileiros, referindo-se a uma declaração da ativista.

Anúncio:

Desta forma, por que não devemos nem sonhar em acreditar em Greta Thunberg? Porque não sonhamos os sonhos dela! Nossa realidade no Brasil e em diversos lugares do mundo é muito diferente.

Ricardo Augusto Felicio é professor doutor e pesquisador no departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.

Graduado em Ciências Atmosféricas na área de Meteorologia pela USP, Felicio é mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e obteve seu doutorado em Geografia, na área de Geografia física, com o título: “Climatologia Dinâmica da Antártida”, pela USP.

O professor tem participado regularmente de simpósios, palestras e exposições em geral pelo país, além de regularmente dar entrevistas na mídia, enfrentado os consensos sobre temas como ‘aquecimento global’ e ‘mudanças climáticas’.

Leia abaixo a carta aberta do climatologista:

Por que não devemos nem sonhar em acreditar em Greta?

Começarei a dizer que este texto é voltado para pais que realmente se importam com os seus filhos, adolescentes e infantis. Contudo, ele também será escrito para ser lido por esses mesmos adolescentes e crianças. Esse aviso se faz necessário tendo em vista que, se sua mente já foi tomada pelo discurso catastrofista que se repete há décadas e décadas seguidas, pouco ou dificilmente ele fará o efeito necessário: que o mundo não vai acabar pela ação humana. Se ainda restar um pouco de lucidez, entendo que aí ele vai te libertar destas neuroses sistematicamente implantadas em suas mentes.

Desta forma, por que não devemos nem sonhar em acreditar em Greta Thunberg? Porque não sonhamos os sonhos dela! Nossa realidade no Brasil e em diversos lugares do mundo é muito diferente. Nós ainda temos que seguir um longo percurso em conseguir elementos essenciais nas nossas vidas, como água limpa, saneamento básico e energia elétrica, sem as extorsões de interesses internacionais especulativos que visam lucros exorbitantes e não a satisfação e atendimento humano. Necessitamos produzir alimentos cada vez mais baratos e acessíveis que criem rendimentos aos produtores.

Necessitamos de empreendedores que expressem os seus sonhos em uma realidade de execução, não interessando o tamanho destes empreendedores, do micro ao macro. Isto dá emprego, trabalho, renda, uma vida digna e ajuda a alcançar a felicidade. O prazer de olhar para os lados e dizer: venci. Para isto, ainda precisamos sanear leis absurdas e a corrupção que infesta os segundos e terceiros escalões, destravar um mundo já demasiadamente travado da realidade brasileira. Tudo que falo aqui não está baseado em ideologias laterais, mas em senso prático da realidade revelada a nós todos os dias, por quem tem um amor pelo país, um amor pelo próximo e um amor por Deus.

Para os pais, esta é a nossa missão, nossa labuta. Não deixar que os sonhos de vida das nossas crianças e adolescentes sejam tolhidos por ideias malucas e toscas sem nenhum fundamento. Os jovens têm medo de usar o mundo natural do qual fazem parte. Hoje, eles têm medo do Sol, da chuva, de fazerem qualquer coisa, porque isto agride o meio ambiente, como se este fosse uma porcelana intocável, guardada para um jantar especial que nunca ocorrerá. Nós temos inteligência e os recursos humanos mais formidáveis da era da existência humana disponíveis para manipular uma ínfima fração do planeta Terra, com total racionalidade. Não se pode confundir irresponsabilidades extremamente localizadas com o todo do planeta. Isto é inconcebível e deve ser considerado loucura. Loucura esta que não compartilhamos e não devemos aceitar, tanto vocês pais, que leem este artigo, quanto vocês filhos, que estão a trilhar o seu futuro.

O discurso de Greta é nocivo e perigoso. Transmite falta de esperança para quem já está bastante carregado desta mesma falta. Quer levar os jovens ao desespero, à falta de futuro e a um julgamento tosco de uma realidade que é bem diferente da que ela prega. Isto induz as crianças aos pensamentos mais terríveis, levando muitos jovens a cometerem até o suicídio, baseados em uma falácia ambiental sem precedentes. A narrativa também tem o objetivo de destruir a civilização e a propagação dos humanos na Terra. A partir de 2020, por exemplo, a população do Brasil entra no seu processo de autoextinção, tendo em vista que teremos uma taxa de reposição negativa da população. Eis o grande paradoxo, pois estamos nos “pré—ocupando” (com a devida ênfase à palavra) com as pessoas do futuro, meros espectros que não existem e por fim, não existirão, comprometendo o futuro e a vida das pessoas do agora. Isto é a sustentabilidade. Sustentabilidade que sustenta esse tipo de pessoa e seus familiares. Para quem tiver dúvidas, basta procurar o discurso feito por uma menina na mesma situação de Greta, em 1992, na Conferência do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro. A menina era Severn Cullis Suzuki, com 12 anos – hoje aos 39 – tem filho, é bióloga e ganha a vida propagando sustentabilidade. É filha de David Suzuki, um dos maiores ativistas ambientalistas que já habitaram as salas de aula, espalhando o seu alarmismo e que foi devidamente retratado por Elaine Dewar, em “Uma Demão de Verde”. Notemos que eles prezam pelas famílias deles, não pelas nossas.

Enfim, este texto é uma mensagem de esperança. A água do planeta Terra não vai acabar. A maior parte da água doce está contida nas geleiras. Temos as águas dos oceanos que podem ser dessalinizadas, coisa que nem o Brasil precisa. Você pai, adolescente ou criança precisa saber que os maiores recursos hidrológicos do planeta Terra estão no Brasil, tanto pela circulação abundante de água que vem pela atmosfera naturalmente, que nada depende de árvores, quanto das maiores reservas de aquíferos mundiais. Dois deles, dentro da listagem dos maiores do mundo, estão no Brasil (SAG Amazônico e Guarani). Não vai faltar água, fique tranquilo! Também não vão faltar árvores, de nenhuma espécie, porque temos reservas imensas no país, além dos maiores e melhores engenheiros florestais do mundo, ou seja, matéria-prima e racionalidade estão juntas. Produzimos e deveremos produzir muito mais alimentos, e fazemos parte dos recordistas mundiais de produtividade e de enriquecimento do solo. Sim, nossos agricultores, de todos os graus, tornaram-se os mais especialistas e técnicos em proteção e nutrição dos solos, bem diferente do que se prega. As temperaturas atuais e as prognosticadas (tanto locais, quanto a média global) não são nenhum problema, pelo simples fato de que já aconteceram no passado (iguais ou maiores), e a vida no planeta continuou a existir. Então, não seria agora, nem no futuro, com muito mais recursos, tecnologias e estudos do que antes, que a vida acabaria. O ser humano é extremamente competente para criar novas saídas aos problemas de fato que surgirem. Fique tranquilo!

Certamente o planeta Terra experimentará temperaturas mais baixas e mais elevadas nas próximas décadas, séculos e milênios, porque é isso que acontece com esta variável do clima, pois ele muda naturalmente com o decorrer do tempo. E ainda assim, como já foi citado em relação à vegetação, os ursos polares, outras espécies animais e os humanos, todos sobreviverão, como fizeram e o fazem agora. Poderia citar dezenas de notícias técnicas boas aqui, mas meu objetivo é outro. Vocês crianças e adolescentes devem procurar a felicidade e esperança e não os problemas. Deixem que nós cuidamos disso. Em determinado tempo de suas vidas, vocês assumirão o seu devido papel de adultos, continuando o nosso trabalho e deverão zelar para que os seus filhos tenham as mesmas felicidades e esperanças. Não precisam se antecipar e somatizar problemas, muitos dos quais, inexistentes. Vocês devem estudar bastante, jogar bola, brincar de carrinho, boneca e bicicleta, realizarem acampamentos, sentar-se ao redor da fogueira, que pode ser acesa sem dó, tomarem banho de Sol e brincarem nas águas, areia, terra e grama. Esses momentos felizes deixarão saudades, mas serão muito importantes para a sua formação e seu caráter no futuro. Este futuro é construído pelos seus atos e decisões da sua vida e não de ambiente.

Esta é a minha mensagem para pais e filhos, unidos em família e em prol do Brasil. Fiquem todos na benção de Deus.

Professor Ricardo Augusto Felicio

 

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novidades por e-mail.

 

23
Deixe um comentário

avatar
8000
16 Tópicos de comentários
7 Respostas em tópicos
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário mais polêmico
23 Autores dos comentários
José Luiz ToméMarcosEdwaldo Gomes da SilvaJuarez BarrosLuciano C.N.de Sá Autores de comentários recentes
  Notifique-me  
Notificar de
Leandro José
Visitante
Leandro José

Lindo texto!! Obrigado por compartilhar.

Matheus
Visitante
Matheus

bullshit
escreveu pra caralho e não falou nada.

Luis
Visitante
Luis

Mas tu é muito burro pa caralho. Se tu não iria entender mesmo, para que voce leu e comentou. Vai estudar cara.

Marcos Antônio
Visitante
Marcos Antônio

Realmente para as pessoas como vc, o Doutir terá que completar com desenhos . Passe bem .

Pensador
Visitante
Pensador

Típico textão que não diz nada, e ainda usa carteiradas do tipo sou um cara inteligente, logo o que eu digo é verdade, e todo o mundo que diz o contrário do que penso está errado. É lógico que não vamos acabar com o mundo, que a água potável não vai acabar, que não será cortada a última árvore, mas dizer que por causa disso não devemos nos preocupar com o meio ambiente e os impactos que nós causamos nele, é no mínimo hilário, tendo provas de que sim, somos capazes de destruir qualquer meio ambiente seja micro ou macro,… Read more »

Otacianofilho
Visitante
Otacianofilho

O foco do texto é desmistificar as declarações alarmistas da pirralha. É dizer que jovens e crianças não precisam se preocupar com isso nesse momento de suas vidas!

Luciano C.N.de Sá
Visitante
Luciano C.N.de Sá

Concordo com você. Ambos são extremistas.
A Greta não tem conhecimento científico e atira para todos os lados para ganhar popularidade e adesão dos incautos. Por outro lado o Prof. Ricardo Augusto dá pouca ou nenhuma importância aos desmandos ambientais praticados pela indústria e pelos deploráveis costumes da população.

José Luiz Tomé
Visitante
José Luiz Tomé

É uma pena que talvez a maioria só teve a oportunidade de ler esse texto que ele escreveu. Esse cara vem alertando a sociedade sobre como as grandes potências estão tentando esmagar o crescimento dos países emergentes usando os problemas climáticos como desculpa para que fiquemos estagnados nessa situação de miséria em que nos encontramos. Em nome do clima, não podemos desmatar, não podemos construir hidroelétricas, não podemos fazer nada para produzir a coisa mais importante que existe no mundo, A PRODUÇÃO DE ENERGIA, quem produz energia elétrica pode dominar o mundo. Por que ninguém fala sobre a Alemanha em… Read more »

José Moura Gomes
Visitante
José Moura Gomes

Explicação valiosa. Elucida a questão ambiental com sabedoria. Um especialista na matéria que traz aos pais, crianças e adolescentes um motivo a mais para ir de encontro à felicidade tão almejada por todos. Uma vida sem medo. Sem pensamentos negativos daqueles que se dizem donos da verdade e apregoam o fim do mundo atemorizando as crianças e adolescentes. E não somente estes: muitos adultos que são levados pelos matadores de sonho. Não se deixem iludir pelas “Gretas” da vida. Cuidado! São convincentes e enganam os incautos, atendendo suas próprias vaidades e interesses pessoais.

Ricardo Ferlimas
Visitante
Ricardo Ferlimas

TEXTO DE ALGUÉM COM MAIOR CURRÍCULO QUE O TEU, RICARDO. ALIÁS, CURRÍCULO QUE HUMILHA O TEU. “Uma das consequências mais graves de nossas ações é o aquecimento global, causado pela emissão de crescentes níveis de dióxido de carbono resultantes da queima de combustíveis fósseis. O perigo é que o aumento da temperatura se transforme em (um processo) autossustentável, se é que já não está assim.” “Secas e devastação de florestas estão reduzindo a quantidade de CO2 que é reciclada na atmosfera”, afirmou. “Além disso, o derretimento das calotas polares vai reduzir a quantidade de energia solar refletida de volta para… Read more »