Câmara aprova projeto para aproximar Brasil da OCDE

0
Anúncio:

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem (12), o projeto de resolução que instituiu o Grupo Parlamentar de Amizades Brasil Organização para Cooperação e Desenvolvimentos Econômico (OCDE). O criador do projeto, e líder do Governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), afirma, segundo o site Congresso em Foco, que o projeto contribuirá para a criação de empregos no país e benefícios para o desenvolvimento social que beneficiará, sobretudo, os mais pobres: “Este é um projeto importante para o governo federal e está alinhado com a política externa do governo Bolsonaro” e acrescentou: “A aproximação do Brasil com a OCDE contribuirá, com certeza, para a criação de empregos no Brasil e para o desenvolvimento de diversas áreas sociais, trazendo benefícios para as pessoas mais pobres do nosso país”, declarou o parlamentar.

A aproximação do Brasil ao grupo – que é conhecido como o “clube dos países mais ricos” – é incentivado pelo presidente americano, Donald Trump. Para ter sua indicação ao grupo pelo mandatário norte-americano o Brasil teve de renunciar ao tratamento diferenciado que recebia como país emergente nas Organizações Mundial do Comércio (OMC).

Anúncio:

Já no Congresso, a aprovação ocorreu após o fechamento do pacote de medidas votado em Plenário. Dentre elas, estava um projeto de lei permitindo que as famílias vítimas do crime ambiental de Brumadinho acumulem os dividendos pagos pela empresa Vale, responsável pela tragédia, com benefícios sociais.