Olavo de Carvalho recebe condecoração em Washington

2
Foto: Josias Teófilo
Anúncio:

O escritor e filósofo Olavo de Carvalho foi até a Embaixada Brasileira em Washington (EUA), nesta quinta-feira, para receber a Grã Cruz Ordem de Rio Branco, a mais importante comenda da diplomacia brasileira, indicada a altos funcionários da hierarquia política e militar e a civis cujas contribuições ao país lhe confiram benemérito extraordinário.

A condecoração dos agraciados (outros 33 nomes receberam a distinção) ocorrera em maio, mas o filósofo, que mora na Virginia (EUA), não pode comparecer.

Anúncio:

Vale lembrar que a relação de Olavo com o governo foi bastante estridente no começo do ano. Durante os primeiros meses da atual gestão, o filósofo, que indicou pelo menos dois ministros de estado, tal sua importância no presente contexto, se viu em entreveiros acirrados com o vice-presidente Hamilton Mourão, com o ex-ministro Santos Cruz e com figuras do segundo escalão do MEC.

Mais tarde, porém, Olavo anunciou que abandonaria a discussão pública com figuras do governo e da mídia política e assim o fez. Do lado dos adversários governistas também cessaram os ataques.

Não obstante todo esse histórico conturbado, o núcleo dos Bolsonaros, incluindo o presidente, nunca escondeu a admiração e a importância que atribuem ao professor na conformação do cenário cultural que tanto desbaratou a hegemonia esquerdista quanto possibilitou a acensão política da direita, encabeçada por Jair e seus filhos.