SC: Em audiência pública ensino domiciliar recebe apoio da Secretaria de Educação e deputados

1
Foto: Foto: Fábio Queiroz / Agência AL

A audiência pública sobre educação domiciliar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) teve a presença de famílias educadoras, deputados e especialistas em educação, propondo a formação da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Domiciliar e a defesa da regulamentação da prática.

A audiência ocorreu na quinta-feira (15/08) por iniciativa do deputado Bruno Souza (sem partido). No evento, pais educadores e especialistas debateram o tema. A iniciativa contou com apoio de Alcinei da Costa Cabral, representante da Secretaria do Estado da Educação, que considera importante a regulamentação do ensino doméstico. Maria Luiza de Oliveira, diretora de Educação de Blumenau também considera legítima essa modalidade de ensino.

“A Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente garantem que é responsabilidade dos pais zelar pela educação de seus filhos. Precisamos construir juntos e normatizar essa questão”, afirmou a diretora.

Vamos sair do embate ideológico. A educação domiciliar não é antiescola, não fecha escola, não tira emprego de professor“, relatou Rick Dias, presidente da Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned).

Thiago Carmago, pai educador, reforçou que o homeschooling não é contra a escola tradicional, nem representa ameaça aos estabelecimentos de ensino tradicional. Também pontuou que a educação domiciliar não prejudica a socialização das crianças e adolescentes.

Na Alesc, tramita um projeto de lei complementar (PLC), de número 3/2019, do deputado Bruno Souza, que regulamenta essa prática de ensino em Santa Catarina. A proposta está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Fotos do evento:

Mais fotos do evento no site da Alesc.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Jeiseanne Medeiros Recent comment authors
  Subscribe  
Notify of
Jeiseanne Medeiros
Visitante
Jeiseanne Medeiros

Foi um grande evento com falas esclarecedoras sobre o movimento de Educação Domiciliar e o anseio das famílias educadoras. Parabéns ao Dep. Bruno Souza e demais deputados presentes pela iniciativa e aos demais participantes pelo diálogo democrático e de alto nível.